segunda-feira, 9 de maio de 2022

Funções orgânicas oxigenadas: sal de ácido carboxílico.

Os sais derivados de ácidos carboxílicos são semelhantes aos sais inorgânicos, por serem compostos iônicos. Veja abaixo:

Note que o exemplo acima foi estabelecido para um ácido monocarboxílico com uma monobase. Caso se tenha mais de um grupo carboxila ou mais de um ânion hidróxido na base, a proporção entre os íons será aplicada. A nomenclatura se dá como em um sal inorgânico: com a substituição do sufixo ICO pelo sufixo ATO na parte vinda do ácido e manutenção do nome do metal em relação à base. As demais regras de nomenclatura de compostos orgânicos se aplicam.

¬ metanoato de sódio:

Também chamado de formato de sódio ou de formiato de sódio. É reagente necessário a diversas reações, pois se trata de um intermediário muito útil. Desde o curtimento de couro à produção de bissulfato de sódio, que é usado no clareamento de fibras durante a produção do papel.

¬ etanoato de sódio:

Também chamado de acetato de sódio, é usado na indústria têxtil, em limpeza de superfícies metálicas e retarda a vulcanização na produção de borracha sintética. Por ser derivado de uma base forte e de um ácido fraco, é capaz de formar solução tampão com amplo uso em laboratórios de química e bioquímica.

¬ Etanodioato de cálcio:

Também conhecido por oxalato de cálcio, é uma das substâncias responsáveis pelas pedras no rins, chamadas de cálculo renal.

Dissecação de um rim humano com muitas pedras.

O nome oxalato se deve ao ácido oxálico e ambos são encontrados na comigo-ninguém-pode e na ruibarbo, ambas do gênero oxalis.

¬ fenilmetanoato de sódio:

Também chamado de benzoato de sódio, é usado como bactericida, fungicida e conservante em alimentos e bebidas refrigerantes.

Esses foram alguns exemplos de sais de ácidos carboxílicos. Ficou alguma dúvida? Comente aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.