domingo, 22 de maio de 2022

Ligações químicas: ligações covalentes, parte IV.

Pense na ligação química covalente de forma semelhante à maneira como você vê uma disputa de cabo de guerra entre duas pessoas. Elas exercem forças horizontais de sentidos opostos com a intenção de uma deslocar a outra.




No cabo de guerra, a massa, a força e a habilidade do competidor contam para o resultado desta disputa. Entre os átomos, outros fatores contarão, como a carga nuclear e o tamanho, ambas características atômicas influenciam em uma propriedade chamada eletronegatividade, que é periódica, por sinal.

No cabo de guerra, o objeto onde os competidores aplicam a força é uma corda. Entre os átomos, os alvos desta força são os elétrons compartilhados na ligação química covalente.


No cabo de guerra, vence a equipe ou pessoa que faz seu adversário atravessar uma linha equidistante delas no início da disputa. Entre os átomos, esta disputa não tem um fim, enquanto a ligação química existir, os átomos que a formam atrairão os elétrons compartilhados com forças de natureza elétrica que podem ter intensidades iguais ou diferente.

Átomos do mesmo elemento químico terão a mesma eletronegatividade, atraindo os elétrons com mesma intensidade. Átomos de elementos químicos diferentes, terão eletronegatividades diferentes e atrairão os elétrons compartilhados com intensidades diferentes. E qual a consequência dessas atrações com intensidades iguais ou diferentes? A ligação química pode ficar polarizada ou não.

Pense em uma esfera metálica e eletricamente neutra pendurada ao teto por um fio isolante. Se um bastão dotado de carga elétrica se aproxima da esfera, esta sofrerá uma eletrização por indução. Suas cargas elétricas estarão deslocadas e ela estará polarizada.



Esta condição é semelhante ao que acontece a uma molécula diatômica quando esta é constituída por átomos de diferentes elementos químicos. Com uma diferença gritante. A esfera está eletrizada por fatores externos a ela enquanto que a molécula se encontra polarizada por fatores internos: a diferença de eletronegatividade entre seus átomos.


Observe a forma simétrica como o orbital molecular fica distribuído ao redor dos núcleos quando eles são de átomos idênticos. Quando eles são diferentes, o orbital tende a se distribuir ao redor do núcleo mais eletronegativo. Lembre-se que orbital é a região da eletrosfera na qual se tem a maior probabilidade de encontrar um elétron.


No exemplo acima, você nem precisa de legenda para saber qual a ligação polarizada (polar) e a não polarizada (apolar). A falta de simetria na esquerda e a presença dela na direita entregam isto.

E como saber a eletronegatividade dos elementos. Nós vimos isto em propriedades periódicas (link), mas repito aqui:


Os elementos mais eletronegativos se concentram na parte superior e direita da tabela periódica, com exceção dos gases nobres, que não fazem ligações químicas do tipo covalente na maioria dos casos.


Este método mnemônico lhe ajudará a lembrar a sequência de eletronegatividade entre o ametais mais comuns. De um modo simplificado, ajuda se considerarmos que os metais perdem em eletronegatividade e que o elemento hidrogênio se encontra na fronteira entre eles. Esta ideia não está correta, mas ajuda em tantos casos que a passo adiante, com esta ressalva, é claro.

Retornando à polaridade, trataremos ela como um vetor que parte do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo. Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior a intensidade deste vetor.

Imagem retirada de "registro de marcas e patentes" (link).

Como você pode ver, o mais eletronegativo entre os elementos é o flúor (F) e o menos é o frâncio (Fr). Veja como ficam alguma ligação tendo esses valores em vista:


Não se obrigue e memorizar valores. Tenha em mente que eles serão fornecidos caso você precise deles. Saiba que, quanto maior a diferença, maior a polarização da ligação. No caso acima, a ligação C一O é mais polarizada que a ligação H一Cl. A ligação Cl一Cl é depolarizada ou apolar, pois os dois átomos apresentam a mesma eletronegatividade.

Este tema termina por aqui. Alguma dúvida? Comente aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.