segunda-feira, 9 de maio de 2022

Funções orgânicas oxigenadas: anidrido.

Os anidridos são compostos derivados da reação entre dois grupos carboxilas, veja:


Como é possível observar, a reação ocorre com a perda de uma molécula de água, sendo tratada pela expressão "reação de desidratação". A nomenclatura se dá com a reprodução dos nomes dos ácidos de origem em ordem alfabética, em caso de ambos serem iguais, apenas uma vez o nome é lembrado. Veja os exemplos:

¬ anidrido metanoico:


¬ anidridido etanoico-metanoico:


¬ anidrido etanoico:


Também chamado de anidrido acético, é um reagente amplamente usado em reações orgânicas. Outras aplicações são a de matéria-prima para corantes, perfumes, vernizes, lubrificantes e lacas para aeronaves.


¬ anidrido butanodioico:


Também chamado de anidrido succínico, é um intermediário na preparação de fármacos, vitaminas, ésteres e derivados deles. Outro fim é o de produção de polímeros do tipo poliéster insaturado, como aqueles encontrados em piscinas e caixas d'água.


¬ anidrido butenodioico:


Também chamado de anidrido maléico, assim como o succínico, ele é usado na fabricação de poliésteres, copolímeros e plastificantes. Outra finalidade é a produção de aditivos para óleos lubrificantes, herbicidas, inseticidas, fungicidas e cola para papel.

Este é um resumo sobre os anidridos. Ficou alguma dúvida? Comente aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.