segunda-feira, 16 de maio de 2022

Funções orgânicas sulfuradas: ácido sulfônico.

Os ácidos sulfônicos são derivados do ácido sulfúrico e apresentam um átomo de enxofre ligado a um grupo substituinte R e a três átomos de oxigênio. Trata-se de uma situação na qual o átomo de enxofre expande sua regra do octeto.

Os ácidos sulfônicos são também abreviados da seguinte forma:

Eles são resultado da substituição de uma hidroxila do ácido sulfúrico por um grupo substituinte R. De forma simplificada, é esta a reação:

Para nomear um ácido sulfônico basta usar a palavra ácido e acrescentar "sulfônico" ao nome do hidrocarboneto. Veja os exemplos:

¬ ácido metano sulfônico:

¬ ácido etanossulfônico:

¬ ácido propano-1-sulfônico:

¬ ácido propano-2-sulfônico:

¬ ácido benzenossulfônico:

É um ácido mais forte que os de cadeia alifática.

¬ ácido 4-metilbenzenossulfônico:

¬ ácido 4-hidróxibenzenossulfônico:

É um intermediário de materiais sintéticos, corantes, pigmentos e ácidos orgânicos.

¬ ácido 4-aminobenzenossulfônico:

Também chamado de ácido sulfanílico, ele e seus derivados são agentes antibacterianos e compostos mucolíticos, pois têm a capacidade de diminuir a viscosidade do muco. Além disso, o ácido sulfanílico é usado na indústria de papel e em fórmulas para gravuras ou litografias, faz parte das resinas usadas em misturas de concreto ou argamassa para permitir que elas mantenham sua fluidez por um longo tempo, sem influenciar o tempo de endurecimento final.

¬ ácido 4-clorobenzenossulfônico:

Também chamado de ácido p-clorobenzenossulfônico, é matéria-prima para obtenção da diabinese, usada no tratamento de diabetes.

Este foi um resumo sobre os ácidos sulfônicos. Ajudou? Ficou alguma dúvida? Comenta aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.