Newton foi uma mente das mais brilhantes nos últimos cinco séculos. Londrino, estudou em Cambridge. Por acaso no mesmo período em que a peste negra chegou à Inglaterra. Isto fez com que o jovem Newton se isolasse para sobreviver e aproveitasse o período de folga para estudar a natureza. Obtendo aí as sementes do que viria a ser sua grande obra: "Principia", um livro sobre os princípios matemáticos da natureza.
Nele, entre outras informações, se encontram descritas suas três leis para o movimento e a matemática necessária para aplicá-las e compreendê-las. Vamos a elas então:
1ª Lei de Newton: Inércia e Equilíbrio.
"Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas a ele."
Note que se trata de uma frase de razoável compreensão, mas muitos se complicam ao aplicar seu conceito por não entenderem o motivo de isso acontecer e muito menos como chamamos os estados descritos na lei.
Seja "conduzindo" experimentos científicos ou dirigindo um carro, é possível o corpo se encontrar em equilíbrio de forças e manter o estado atual, seja ele de repouso ou de movimento.
Imagine um carro como o da foto acima, caso combustível, pneu, extensão da pista e fadiga do piloto não fossem problemas, ele poderia seguir em linha reta indefinidamente com velocidade constante. A tração gerada pelos pneus sobre o asfalto empataria com a resistência do ar e o próprio atrito com o chão. Dizemos que a resultante das forças é nula.
A pergunta que você deveria se fazer agora é: o que é força? Então, de forma simples e objetiva, força é capacidade que os corpos possuem de interagir entre si, alterando seus estados de movimento ou repouso, caso possível, ou provocando deformação, caso estejam fixos.
Se você empurra algo, você realiza uma força sobre este algo. Se você está lendo este texto, muito provavelmente possui massa, logo é atraído pelo planeta terra devido a uma força chamada peso. Se gira uma maçaneta, exerce uma força sobre ela para isto. Todo movimento e todo repouso estão associados a forças. O detalhe é que, na primeira lei, tratamos das situações nas quais elas empatam.
Em um eletroscópio de folhas, as folhas só se afastam devido ao surgimento de uma força de natureza elétrica entre elas. |
Força de natureza magnética entre ímãs. Acredite, o de cima está "flutuando". Print retirado de um vídeo do seguinte link, canal "leandropaludo". |
Dizemos na física que os dois estados de repouso e de movimento são estados de equilíbrio dinâmico (movimento) e estático (repouso). Parece óbvio falar isso, mas eles só se encontram nessas condições por apresentarem massa, que é quase um sinônimo de inércia, e pelo fato de a soma de todas as forças envolvidas e atuantes sobre os corpos (rapaz e Garfield) ser nula. No caso do Garfield, ele é atraído para baixo na vertical pelo planeta terra e a mesa sobre a qual se encontra o empurra para cima, também na vertical.
Lembrando que força é uma grandeza vetorial consequente da interação entre corpos, seja por contato (Forças de Contato, como o atrito ou resistência do ar) ou à distância (Forças de Campo, como a magnética, a elétrica e a gravitacional).
Acrescento aqui as principais dicas para quem prefere o resumo. Repouso é "sinônimo" de equilíbrio estático e movimento retilíneo de velocidade constante significa equilíbrio dinâmico. Em ambos os casos, temos forças opostas em igualdade de condições. E inércia é o motivo de os corpos "obedecerem" à primeira lei de Newton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.