segunda-feira, 16 de maio de 2022

Funções orgânicas halogenadas: cloreto de ácido.

Os cloretos de ácido são caracterizados por um átomo de cloro ligado a um átomo de carbono que faz ligação dupla com um átomo de oxigênio. Há quem possa interpretar que ele está ligado a uma carbonila ou a uma aldoxila, o importante é saber que se trata de um grupo funcional diferente.

A cadeia representada por R pode ser até mesmo um átomo de hidrogênio. Os cloretos de ácido são produzidos a partir da reação entre um ácido carboxílico genérico (RCOOH) e o ácido clorídrico (HCl).

A nomenclatura de um cloreto de ácido se faz em parte substituindo o sufixo ICO por ILA. veja os exemplos:

¬ cloreto de metanoíla:

Também chamado de cloreto de formila, é usado em análise e sínteses orgânicas.

¬ cloreto de etanoíla:

Também chamado de cloreto de acetila, é usado em reações de acetilação, ou seja, em reações nas quais se deseja adicionar dois carbonos a uma cadeia.

¬ cloreto de propanoíla:

¬ cloreto de benzoíla:

Também chamado de cloreto de fenilmetanoíla e cloreto de benzenocarbonila. É usado em diversas sínteses orgânicas e na produção de peróxidos. Além disso é usado na produção de corantes, perfumes, produtos farmacêuticos e resinas.

Note que é possível encontrar outros compostos halogenados semelhantes aos cloretos de ácido. Eles serão nomeados de forma semelhante, desde que o nome do halogênio seja trocado. Este foi um resumo. Ficou alguma dúvida? Comente aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.