Desde quando o ser humano fez suas primeiras ferramentas, também desenvolveu métodos rudimentares de seleção para "fabricá-las". A capacidade de produzir o próprio fogo contribuiu no processo. A seleção de qual pedra lascar para criar a superfície cortante ou qual madeira para iniciar o atrito que origina o fogo são um processo de separação chamado hoje de catação.
À medida que o ser humano evoluiu a tecnologia à sua disposição, ocorreu uma melhoria nos métodos de separação. Muitos deles praticados até hoje, mas com objetivos diferentes, como veremos a seguir. Ao invés de apresentar um monte de métodos e figurinhas exemplificando-os, começarei por um diagrama a partir do qual determinaremos qual método utilizar, explicando-o então. Observe:
É evidente que não são apenas quatro, mas são os mais frequentes em atividade desta área, falemos do mecanismo para escolhê-los. Uma vez que já sabemos como distinguir uma mistura homogênea de uma heterogênea, resta-nos determinar os estados físicos dos componentes.
Filtração
Todo sistema heterogêneo formado por substâncias que são uma sólida e a outra líquida quando separadas, veremos que é separável por filtração.
Filtração. Imagem retirada de "trabalhos para escola" (link). |
Observe o papel de filtro, ele possui poros pequenos os suficiente para o líquido atravessar, mas não as partículas do sólido. |
Observe que o sólido é incapaz de passar pelos poros do papel de filtro, encontrando-se retido, portanto. O mesmo não acontece com o líquido e qualquer substância nele solúvel. Dia após dia milhões de pessoas preparam café com este processo em uma de suas etapas.
Um caso de filtração pouco lembrado é a separação de partículas sólidas do ar. Aspirador de pó, ar condicionado e veículos dependem de filtro para retirar tais partículas e estas não comprometerem o desempenho de seus motores.
Filtros novos. |
Note a sujeira acumulada no filtro após certo tempo. É necessário trocar o filtro com uma certa frequência, pois em caso de a sujeira acumular, partículas sólidas entram no motor e provocam desgaste, diminuindo desempenho e a vida útil dele.
Filtração no ar condicionado.
Filtro de ar condicionado, modelo aleatório. |
Processo de troca do filtro ou retirada para limpeza. |
Limpeza de um filtro de ar condicionado. |
Aspirador de pó.
É impressão minha ou esse aspirador de pó se parece com o R2D2? |
Aspirador de pó por dentro. |
Fossas nasais.
Outro tipos de filtração: filtração a vácuo.
Em muitas situações, o material a se filtrar é viscoso em excesso. Difícil de escorrer ou se prende aos poros do filtro de modo a impedir o líquido de passar por eles. Quando acontece de a gravidade não ser o suficiente, ajudamos ela com um empurrão da atmosfera criando uma diferença d pressão entre a parte externa e a interna do recipiente, chamado de kitasato.
Diagrama de uma filtração a vácuo. |
Montagem real de uma filtração a vácuo. |
Funil de Büchner |
Eduard Büchner, Nobel de química de 1907 e inventor do funil. |
Destilação Simples
Caso o sólido seja solúvel no líquido, o sistema se apresentará como homogêneo e o método de separação adequado será a destilação simples.
Diagrama de uma destilação simples. |
Se você já viu esta tirinha por aí, a analogia é com a destilação simples, mas falta uma peça. |
Equipamento real de destilação simples, mas ainda há uma diferença entre ele e o diagrama. |
Na destilação simples o objetivo é retirar a maior quantidade possível de solvente (líquido) da mistura por aquecimento e consequente evaporação ou ebulição. Uma vez no estado gasoso, ele retorna ao estado líquido no condensador, gotejando no erlenmeyer. A água destilada é obtida por este método.
Garimpo de ouro.
Garimpeiros usam o mercúrio para remover o ouro de impurezas como pedras e grãos de areia. Mercúrio e ouro são capazes de formar uma mistura homogênea, como a água e o sal de cozinha. Esta mistura é colocada dentro de uma retorta para recuperar o metal líquido evaporado e que dissolve o ouro.
Diagrama de uma retorta de garimpo. |
Diagrama de uma retorta dos tempos da alquimia. |
Uma retorta de laboratório. |
Modelos de retorta mais simples, usados em garimpo. |
Uma retorta de aço inoxidável. |
Decantação
Todo sistema formado por dois líquidos que não se misturam de forma homogênea, chamados assim de imiscíveis, é heterogêneo. E a decantação é o método da vez.
Líquidos imiscíveis. Imagem retirada de "Mundo Educação - UOL" (link). |
Nesse procedimento utiliza-se um funil conhecido por funil de bromo ou funil de decantação. É importante observar que o líquido mais denso é retirado primeiro, por ficar na parte inferior e mais próximo, portanto, do orifício. A válvula é girada de modo permitir a passagem do líquido mais denso primeiro e, sem seguida, do menos denso.
Abaixo você encontra uma imagem da vidraria com os líquidos em seu interior.
Equipamento de decantação. A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome decantação por sifonação ou funil de decantação: Separa-se um componente do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente. Este método evita que o líquido escorra para fora do recipiente, passando perfeitamente pelo bastão, e muito utilizado em separações de misturas sólido-líquido, como areia e água. |
Um funil de bromo. |
Anexo de 17/02/2014: Passeando pelo youtube encontrei um vídeo com a aplicação do método, interessados cliquem aqui.
Funil de bromo ou funil de decantação: este método é usado para separar líquido-líquido, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente.
Uma caixa de gordura é uma aplicação deste método.
A seguir você observa o “caminho” da água dentro da caixa de gordura.
No canto superior direito é a entrada da mistura vinda da cozinha de uma casa, a saída da caixa é contornada por uma "barreira" que se estende até quase o fundo dela, assim, só o líquido mais denso, no caso a água, sai da caixa. Isso significa que, vez ou outra, é necessário limpar a caixa de gordura.
Centrifugação, uma decantação acelerada.
A centrifugação é uma versão da decantação “acelerada” pela gravidade. É um processo de separação de misturas feita por um aparelho centrifugador que faz a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades. É usada em diferentes maneiras laboratoriais, industriais e domésticas.
Diagrama de uma centrifugação. |
Um outro detalhe relevante é a necessidade de se acelerar o processo de decantação por conta de a mistura estragar ou apodrecer antes que se separe. Para tal, existe a centrifugação.
A centrifugação é uma técnica fundamental usada em diversos ramos da Química, Biologia e Bioquímica para a separação de amostras. Em geral, estas são introduzidas em tubos de diferentes tamanhos, que são dispostos num motor de centrífuga. As centrífugas estão normalmente adaptadas para a utilização de diferentes tipos e tamanhos de rotores, conforme a velocidade e aplicação desejadas.
Abaixo você observa o diagrama mostrando a separação com base na densidade dos componentes do sangue.
Diagrama mostrando a separação com base na densidade dos componentes do sangue. Imagem retirada de "centrifugadelaboratorio.com.br", (link). |
Mais uma vez, note como a simetria é importante.
Diagrama com os componentes do sangue separados pela centrifugação. |
Destilação Fracionada
Caso o sistema seja constituído por dois ou mais líquidos e homogêneo o método indicado será a destilação fracionada.
Note que a diferença para a destilação simples é a presença de uma coluna contendo bolinhas de porcelanas. Em alguns livros e apostilas, esta peça é chama de coluna de fracionamento ou coluna de vigreaux (leia vigrô).
O objetivo é que o líquido mais volátil, ou seja, de menor temperatura de ebulição, separe primeiro. Isto acontece justamente pelo fato de o vapor do líquido menos volátil (maior temperatura de ebulição) condensar-se nas bolinhas de porcelana, enquanto o outro passa em maior quantidade sem condensar-se.
Destilação ou refino do petróleo.
Desde a descoberta do potencial do petróleo como fonte de matéria para combustão, primeiro o querosene em lampiões, depois a gasolina em motores de combustão interna, o refino do óleo negro consiste de um processo de destilação com muito mais que dois componentes.
Bebidas alcoólicas destiladas.
Diagrama de um alambique. Note a semelhança com os equipamentos da destilação fracionada de laboratório. |
Uma última observação sobre a destilação fracionada. O mais comum é que os dois líquidos constituintes da mistura sejam voláteis. Então é de se esperar que o destilado será uma mistura deles. Porém esta mistura terá um teor maior do mais volátil. Por isto destilamos bebidas alcoólicas, para aumentar o teor de álcool dentro delas. Não eliminamos a água.
Estes foram os quatro principais métodos de separação de misturas. Dois deles são para misturas homogêneas e dois deles para misturas heterogêneas. A porção restante dos métodos será apresentada de acordo com a classificação da mistura quanto à quantidade de fases e seus respectivos estado físico.
As técnicas de separação restantes serão vistas na parte II (link) deste tópico. De momento, observe que, pela quantidade de exemplos, estes são o métodos mais lembrados pelas bancas responsáveis por formular questões ENEM e vestibulares. Ficou alguma dúvida? Comente aí... até a próxima.
Ótimo Paulo, me ajudou muito a relembrar sobre essa matéria, já tenho uma noção do que é a filtração, a decantação, e a destilação simples e composta.
ResponderExcluirÉ bom saber que ajudei... quaisquer dúvidas e sugestões... só comentar.
Excluir