terça-feira, 3 de maio de 2022

Funções orgânicas oxigenadas: aldeído.

A função orgânica aldeído é caracterizada por um grupo funcional chamado aldoxila, semelhante à carbonila, mas com carbono necessariamente primário.

Por se tratar de um carbono primário, é de se esperar que o grupo funcional sempre esteja na extremidade da cadeia carbônica. No caso de dois grupos funcionais, estarão na duas extremidades.

Sua nomenclatura ocorre com o acréscimo do sufixo "al" ao nome da cadeia, veja alguns exemplos:

¬ metanal (IUPAC), formol (USUAL) ou formaldeído (USUAL):

Também chamado de formalina, esta substância é um dos compostos orgânicos mais comuns em nossa vida. Entre muitos exemplos, é usado para conservar organismos e impedir sua deterioração.

Por esse motivo é um bom agente esterilizante, sendo usado em autoclaves para esterilizar equipamentos médicos em hospitais.

Tendo essas propriedades conhecidas, alguém achou que seria uma boa ideia usá-lo para alisar cabelos compridos cacheados. Mas os efeitos colaterais podem ser graves, entre eles a queda do cabelo.

Infelizmente o formol também já foi utilizado como conservante de alimentos e sua presença já foi constatada em leite adulterado. Rendeu um B.O. danado, segue abaixo um diagrama com o passo a passo do processo, retirado do Uol (link). Também compensa ver uma reportagem da Exame (link) sobre desdobramentos e indiciamentos.

¬ etanal ou acetaldeído:

É uma das substâncias que contribuem para o odor de frutas maduras. Entre os especialistas, há quem associe seus cheiro e sabor à maçã verde e abóbora processada.

abóbora processada

maçã verde

É possível que esta substância seja produzida durante a fermentação no processo de fabricação da cerveja. Mas não é desejável sua permanência no produto final, por isso o controle de qualidade durante o processo é fundamental.

Cerveja e alguns de seus ingredientes.

¬ butanal ou butiraldeído:

Também chamado usualmente de aldeído butílico, ele é matéria-prima na fabricação de aceleradores do processo de vulcanização de borrachas.

¬ fenilmetanal ou benzaldeído:

Também conhecido usualmente por aldeído benzoico, é um aromatizante e flavorizante artificial de amêndoas, além de ser usado como nas indústrias de perfume, corantes e ter uso farmacológico.

benzaldeído


amêndoas

Também o indicam como repelente de abelhas. Na imagem abaixo, do site "perito animal" (link), indicam, entre outras coisas, essência de amêndoas. Achei legal a da cebola... espanta até gente se bobear.

¬ vanilina:


O sabor artificial de baunilha é consequência da vanilina, que tem sua origem em uma orquídea.

vanilla planifolia

Note que a vanilina também apresenta as funções fenol e éter.

¬ 3-fenilpropanal ou hidrocinamaldeído:

Este aldeído é uma das substâncias responsáveis pelo cheiro e sabor característicos da canela.

Esta postagem termina aqui... ficou alguma dúvida? Comente aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.