segunda-feira, 16 de maio de 2022

Funções orgânicas sulfuradas: tioéter.

Os tioéteres são compostos que contém um átomo de enxofre a duas cadeias carbônicas. De forma semelhante ao éter, estas cadeias podem ser iguais ou não, aromáticas ou alifáticas.

Um tioéter também é chamado de sulfeto e sua nomenclatura é muito semelhante à do éter. Nela, usamos o termo TIO no lugar de onde se usaria OXI para um éter. Veja os exemplos:

¬ metiltiometano:

Também chamado de sulfeto de metílico ou dimetilsullfureto. Possui um odor desagradável característico e é parte do cheiro de milho, couve e beterraba quando cozidos.

O metiltiometano também é um indicador de infecção bacteriana na produção do malte.

¬ metiltioetano:

Também é chamado de sulfeto etilmetílico. Os grupos substituintes ligados ao exofre são citados em ordem alfabética nesta nomenclatura usual.

¬ 2-isopropiltiopropano:

Também chamado de sulfeto diisopropílico.

¬ 3-metiltioprop-1-eno:

Também é chamado de sulfeto de metilalilo ou sulfeto metilpropenílico. É uma das substâncias responsáveis pelo odor característico do alho.

¬ metionina:

É um dos aminoácidos não essenciais. Ainda assim a encontramos em castanha do Pará, carne magra, cordeiro, queijo parmesão, peru, frango, porco, atum, vagem, ovos, iogurte e feijão branco.

¬ tiofeno:

É encontrado no petróleo.

¬ gás mostarda:

Uma substância descoberta há quase duzentos anos atrás e usada como arma pelos dois lados na primeira guerra mundial. Capaz de grandes estragos na pele e vias respiratórias. Não postarei muitas fotos aqui, sugiro pesquisar pelo nome caso tenha curiosidade. Pela que tem abaixo imagino que seja capaz de imaginar o restante.

Se potencial destrutivo é tão grande que fez todo ser vivo usar máscaras durante o conflito.

Até carrinhos de bebê foram "adaptados".

¬ tiamina:

É conhecida por vitamina B1 e encontrada em carne de porco, legumes, vegetais folhosos e grãos integrais.

Entre outras contribuições, ela atua na manutenção dos sistemas nervoso e circular. Sua ausência é comum em dependentes de álcool, desnutridos e após uma cirurgia bariátrica. Sua absorção é dificultada pelo álcool, café, cigarro e antiácido. Entre muitos sintomas, chamam a atenção a ataxia, confusão mental e a oftalmoplegia. A ataxia é dificuldade de coordenar movimentos musculares e a oftalmoplegia é a incapacidade de mover certos músculos dos olhos. A deficiência prolongada causa o beribéri.

¬ biotina:

Também chamada de vitamina B7. É encontrada em hortaliças, ovos e carnes.

Entre outras funções, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Os sintomas de deficiência incluem cabelo e unhas frágeis, coceira e erupção cutânea escamosa vermelha ao redor dos olhos, nariz e boca.

Este foi um resumo dos tioéteres. Se ajudou ou se ficou alguma dúvida, comente aí. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.