terça-feira, 15 de março de 2022

Mudanças de estados físicos da matéria.

Entre as transformações que a matéria pode sofrer, estão as mudanças de estado físico. Para evitar complicações, trabalharemos com apenas três estados físicos: sólido, líquido e gás.

Segue abaixo um diagrama com as mudanças de estado físico entre os três estados mais conhecidos.


Abaixo seguirão os conceitos de cada mudança entre os três estados físicos da matéria citados:

Fusão

É a passagem do estado sólido para o líquido. Ocorre à medida que se aquece o sólido e sua contraparte é a solidificação.


Solidificação

É a passagem do estado líquido para o sólido. Ocorre à medida que se resfria o líquido e sua contraparte é a fusão.


Vaporização

É a passagem do estado líquido para o gás e pode ocorrer de três formas diferentes: ebulição, evaporação e calefação. Todas elas mediante aquecimento do líquido.

Ebulição

É o caso de vaporização que ocorre a um temperatura fixa. No caso da água, como você deve saber, ocorre a 100 °C ao nível do mar. Mas o nitrogênio, em contato com a nossa atmosfera entra em ebulição rapidamente. Necessitando de armazená-lo em recipiente bem específicos.


Evaporação

É o caso de vaporização que ocorre a diferentes temperaturas. Permitindo que uma roupa seque sem a necessidade de entrar em ebulição. O que desgastaria a roupa a ponto de torná-la quase descartável.

As gotas de água na parte superior da garrafa são fruto da evaporação e posterior condensação.

Calefação

É a vaporização que ocorre de forma rápido devido ao contato do material com uma superfície muito quente.


Condensação

É a passagem do estado gás para o líquido na qual se resfria o gás. Sua contra parte é a vaporização. Este fenômeno também pode ocorrer aumentando-se a pressão sobre o gás, fazendo-o liquefazer-se, daí o nome liquefação. Como este nome também é para um processo de separação de misturas, sugiro usar condensação.


O gás de cozinha, armazenado no estado líquido dentro das botijas, é um exemplo de gás que sofreu condensação por elevação da pressão. Daí seu no GLP, gás liquefeito de petróleo.

Sublimação

É a passagem do estado sólido diretamente para o estado gás. Na natureza vemos ocorrer com o gelo seco, dióxido de carbono no estado sólido, com a naftalina e com o iodo.


Você sabia que todo material pode sofrer sublimação se ele passar por fusão e vaporização? O que ocorre de especial que não observamos a água sofrer sublimação? Comenta aí.

Ressublimação

É a passagem do estado gás diretamente para o sólido. É, portanto, a contraparte da sublimação. Por muito tempo os dois fenômenos foram tratados pelo mesmo. Desde o início deste século os autores ousaram atribuir nomes diferentes aos fenômenos, que são distintos. Eu concordo com eles.


A imagem acima corresponde a um vídeo (link) no qual estudantes participam de uma experiência prática de sublimação e ressublimação do iodo. Os vapores ressublimam em contato com a parte superior do recipiente.


Para melhor fixar, tente determinar, com base na figura abaixo a classificação de cada uma das transformações presentes e enumeradas:


Sugestão, tome nota mentalmente ou em um papel caso queira comentar... vai que você vê um comentário entregando as respostas ao rolar a página.


Este conteúdo foi útil? Me avisa, deixa o seu comentário. Achou que faltou algo? Avisa também. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.