segunda-feira, 14 de março de 2022

Propriedades da matéria: as propriedades específicas.

Ficou implícito na postagem sobre propriedades gerais da matéria que existem propriedades com as quais somos capazes de distinguir os diferentes tipos de matéria. Tais propriedades são as propriedades específicas. O detalhe é que este grupo de propriedades se divide em quatro subgrupos, cada um deles recheado de propriedades. A seguir temos os subgrupos:

Funcionais (link)
Químicas (link)
Organolépticas (link)
Físicas (link)

Apresentarei exemplos de como as propriedades específicas nos ajudam a identificar os diferentes tipos de matéria.

Situação A: dois recipientes contendo água potável e óleo de cozinha.


É óbvia a diferença visual entre os dois. Mas mesmo uma pessoa desprovida de 100% da visão ainda será capaz de distinguir os dois conteúdos pelo tato.

Situação B: dois recipientes contendo água potável e álcool.


Agora a diferença não é tão óbvia. Principalmente se os recipientes estiverem tampados e não for possível abrir. Pois, pelo odor, notaríamos a diferença. O álcool é mais volátil e tem um cheiro característico, a água é inodora. Ainda assim podemos usar uma balança. No visual os volumes parecem os mesmos e sabemos que a água é mais densa. Logo terá maior massa o recipiente contendo água.

Situação C: uma liga bimetálica dentro de um disjuntor.


É provável que, caso você more (ou já tenha morado) em um casa de instalação elétrica antiga, a luz tenha caído pelo excesso de aparelhos ligados ao mesmo tempo. Em casas de instalação mais moderna isto pode ocorrer caso um curto-circuito se forme (intencionalmente ou não) em alguma parte dela.

O disjuntor, com sua lâmina bimetálica, ao desarmar, é o responsável pela interrupção do fornecimento de eletricidade para a casa. Pois a passagem de eletricidade aquece a lâmina. Este aquecimento provoca a dilatação (aumento do comprimento) dos metais que a constituem. Como são metais diferentes, eles se dilatam de formas diferentes, fazendo com que a lâmina fique curva. O circuito se abre e interrompe a passagem de eletricidade. Isto funciona como um mecanismo de segurança.

Todas as três situações são explicadas com diferentes propriedades específicas da matéria, veremos cada uma delas nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.