segunda-feira, 14 de março de 2022

Propriedades funcionais da matéria.

 As propriedades funcionais da matéria são comuns a um determinado grupo de materiais, mas variando de intensidade entre eles. Confuso? Então veja as funções a seguir:

Ácidos, bases, sais e óxidos.

Ácidos são, segundo Arrhenius, substâncias capazes de se ionizar em meio aquoso. Mas o que é ionizar? Peço a você a paciência de esperar o tópico em que abordaremos apenas os ácidos. No momento, vamos aceitar que ionizar é aparecer íons onde antes não haviam íons. E o que são íons? Veja aqui (link).

Neste processo, o de ionização, o único cátion (um íon positivo) formado é o H⁺, que é o átomo de hidrogênio desprovido de seu único elétron. Parece um conceito avançado e que introduz vários outros conceitos. Verdade. De modo simples, é característica dos ácidos, ao se misturarem com a água, deixá-la com sabor azedo. Mas não é por isto que você vai provar solução de bateria ou ácido muriático. Um suco de limão ou de abacaxi já bastam, certo?



No caso do suco de limão, a causa do sabor azedo é o ácido cítrico ali presente. Outra característica dos ácidos é conduzir eletricidade em meio aquoso. Fato este que o próprio Arrhenius, citado linhas acima, verificou e apresentou em sua tese de doutorado.


Bases, também segundo Arrhenius, são substâncias capazes de se dissociar em meio aquoso. Mas o que é dissociar? Diferente dos ácidos (que ionizam), as bases dissociam. Dissociar é separar os íons que já existem. A dissociação é um processo que, no papel (ao se escrever), parece muito com a ionização dos ácidos, mas é diferente. Na dissociação da base, o único ânion (íon negativo) produzido deve ser o OH⁻. Simplificando, quando adicionadas à água, conferem a ela um sabor amargo, também chamado de adstringente. Algo como o sabor da banana ainda verde.


O cacau e algumas outras frutas também apresentam sabor amargo. É comum também pessoas que não agradam deste sabor não apreciarem a cerveja, bebida alcoólica que tem seu índice de amargor medido em uma escala chamada IBU (International Bitterness Unit).


A cerveja tradicionalmente fabricada no Brasil é a tipo pilsen. Que não é das mais amargas e o povo já faz careta quando prova. Imagine as tipo IPA. Observação: se você tem menos de 18 anos, eu recomendo acreditar nas minhas palavras ou perguntar a alguém com mais de 18 se eu falei mentira.

Nem todas as bases são solúveis em água, mas aquelas que o são também são capazes de conduzir eletricidade de acordo com a respectiva dissociação.

Sais são o resultado do processo de neutralização entre um ácido e uma base. Neutralização é o nome que damos quando um ácido e uma base reagem entre si. Desta reação não sobra ácido ou base, apenas sal e água.

Os sais apresentam, no mínimo, um cátion que os distingue dos ácidos e um ânion que os distingue das bases. Alguns são solúveis em água, outros nem tanto. Mas quando dissolvidos em água, também são capazes de conduzir eletricidade, como mostra a imagem abaixo:


Diferente de substâncias como o açúcar, os sais são capazes de conduzir eletricidade quando dissolvidos em água. O que notamos com a lâmpada acesa. Isto acontece pelo fato de o açúcar ser uma substância molecular (constituída de moléculas, não de íons) incapaz de se ionizar. Os sais, por outro lado, são constituídos de íons, como as bases. Os ácidos são moleculares como o açúcar, mas, diferentes deste, são capazes de ionizar.

Os óxidos constituem a quarta e última função entre os compostos inorgânicos. Eles são compostos binários (constituídos de dois elementos) no qual o oxigênio sempre é um deles e é o mais eletronegativo. Sim, eu estou ligado que você talvez não saiba o que é eletronegatividade. E isto só será abordado no tópico sobre propriedades periódicas. Mas caso queira se adiantar, tem este link.

Só confia no fato de que o oxigênio é o segundo mais eletronegativo entre os elementos. De modo que o único composto binário dele que não é óxido é o OF₂.


Os óxidos são substâncias não solúveis em água, mas muitos deles (não todos) podem reagir com ela. Na imagem acima temos um óxido de chumbo, um exemplo de óxido quando o oxigênio se combina com metais.


Por outro lado, quando o oxigênio se combina com ametais, ele costuma formar óxidos que são gases à temperatura ambiente, como o gás carbônico.

Este foi um apanhado sobre as propriedades funcionais da matéria. Ficou alguma dúvida? Deixa aí nos comentários... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.