terça-feira, 15 de março de 2022

Estudo das misturas III.

Na etapa anterior (link) eu comentei bem brevemente sobre a fase ser algo visível a olho nu ou não. Nos exemplos só trabalhamos com casos simples para a melhor assimilação do conteúdo. Agora concluiremos esta minissérie das misturas.

As dispersões são o nome dado às misturas heterogêneas. As homogêneas são chamadas de soluções. Elas podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.



Barra de ouro, solução sólida.


Água potável, solução líquida.


Desconsiderando as nuvens, o restante da atmosfera forma uma solução gasosa. Desde que tomemos uma certa massa de ar sem grandes variações de altitude.

Retornando às misturas heterogêneas, estas são divididas em sistemas coloidais (coloides ou dispersões coloidais) e suspensões. Por conta do tamanho das partículas que constituem suas fases. Os sistemas coloidais possuem fases não visíveis a olho nu, como partículas de gordura no leite e de óleo na maionese. As suspensões são misturas heterogêneas comuns, como as mencionadas em outros momentos.

Dito isto, focarei nos sistemas coloidais, que podem ser aerossóis, emulsões, espumas, sois e géis.

A gelatina é exemplo de gel. Nela, partículas de soluto aprisionam partículas de solvente "enrijecendo" um pouco a estrutura. Dando a ela uma consistência "intermediária" entre um líquido e um sólido.

No sistema coloidal chamado sol as partículas de soluto não aprisionam as de solvente, mais ainda assim apresenta uma viscosidade maior que a da água. O plasma sanguíneo é um exemplo. Mas note que plasma sanguíneo é diferente do sangue.


Nas espumas, como o nome sugere, temos partículas de gás dispersas em meio a um sólido ou líquido. No caso do sólido temos a pedra-pomes. No caso do líquido, a própria espuma de água e sabão e o chantilly são exemplos.




Entre as emulsões, que parecem ser as mais estranhas à primeira vista, temos os exemplos mais comuns do cotidiano. Maionese, leite, queijo e manteiga. São partículas de líquido dispersas em outro líquido. Mas note, normalmente tais líquidos não formariam uma mistura homogênea. A maionese mesmo, como dito várias linhas acima, é constituída de gotículas de óleo dispersas em água.


O aerossol é um tipo de sistema coloidal onde partículas de sólidos ou de líquidos se dispersam em um gás. O nevoeiro, a fumaça e sprays dos mais variados tipos são exemplos.



Com esses exemplos encerramos esta série de estudo das misturas. Abaixo segue um mapa para resumir a obra.



Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Comenta aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.