segunda-feira, 14 de março de 2022

Propriedades químicas da matéria.

São chamadas de propriedades químicas aquelas propriedades que são alteradas quando uma reação química ocorre. A reação química também é chamada de fenômeno químico ou de transformação química.

Combustível

Algumas são combustíveis, pois reagem com o gás oxigênio presente na atmosfera e liberam energia durante o processo. A gasolina é um exemplo, mas ela é o nome comercial de uma mistura de hidrocarbonetos (substâncias constituídas dos elementos carbono e hidrogênio) derivados de petróleo, todos eles inflamáveis. O álcool combustível é o nome comercial do etanol. Óleo diesel e querosene seguem o mesmo raciocínio.

Oxidação e Corrosão

A oxidação ocorre quando um material A reage com outro B e retira dele elétrons, ou seja, lhe oxida. Dependendo das circunstâncias nas quais esta oxidação ocorre, como um ácido derramado sobre uma estrutura de metal, provoca também a corrosão, ou seja, um desgaste da estrutura. Que fica danificada ou comprometida sem nenhum tipo de impacto ou pancada aplicados sobre ela.


Se ocorre dentro de uma solução aquosa, é simplesmente oxidação. Concluindo, a corrosão ocorre junto da oxidação, mas a oxidação pode ocorrer sozinha. Depende de como os materiais se apresentam.

Explosão

Alguns fenômenos ocorrem de forma tão agressiva a ponto de produzirem muitos gases. Como em um pum (que é um fenômeno físico), mas com uma diferença, os gases são aquecidos de tal maneira que se expandem de maneira veloz. Tão rápida que destroem muitos materiais que se encontram pelo caminho. A explosão pode ser controlada, como se faz em mineração moderna ou implosão de prédios ou estruturas. Mas também pode ser em todas as direções, como em artefatos explosivos conhecidos por bombas.


Algumas, como a da foto acima, parecem bombas, mas são consequência da estocagem em condições inadequadas de grande quantidade de produtos inflamáveis. A combustão deles ocorreu de maneira tão abrupta que os gases se expandiram rapidamente.

Efervescência

Alguns materiais, como o bicarbonato de sódio, são capazes de se combinar com a água e liberar bolhas de gás carbônico em meio aquoso. Produz gases, mas lentamente, bem diferente da explosão.


O comprimido se encontra cercado de bolhas produzidas pela reação entre o bicarbonato de sódio (NaHCO₃) e a água.

Fermentação

A fermentação é um caso muito particular de fenômeno no qual alguns seres vivos transforma açúcares (ou materiais que contenham) em gás carbônico, outro material que pode variar e liberam energia.

Um exemplo dessa fermentação é a fabricação de qualquer tipo de cerveja a partir de uma matéria-prima que contenha açúcar em sua composição.

Existe cerveja de arroz, de milho, de cevada e de trigo, por exemplo.

O fermento biológico é usado na preparação de alguns tipos de massa, como a que usamos em pizzas. Abaixo temos alguns produtos com origem em processos de fermentação.

Link de origem da imagem.

Link de origem da imagem.

Nossos músculos, na ausência de oxigênio, promovem a fermentação láctica, ou seja, consomem a glicose e produzem o ácido láctico, processo que não depende de gás oxigênio. Mas isto tem consequências, pois o ácido láctico causa dores e leva à consequente exaustão do atleta, que fica incapaz de movimentar o membro com câimbra.

Isto encerra a lista de propriedades químicas da matéria. Caso tenha alguma dúvida ou curiosidade, deixe um comentário. Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.