Como mencionado (link) anteriormente com outras palavras, as propriedades da matéria cumprem um papel fundamental no que diz respeito ao seu estudo, compreensão e até mesmo distinção dos diversos tipos de matéria entre si.
Dito isto, é necessário estabelecermos a classificação das propriedades da matéria em dois grandes grupos: gerais e específicas (link).
Abordaremos aqui as propriedades gerais, ou seja, aquelas que se aplicam à matéria, mas não nos permitem distinguir os diferentes tipos de matéria entre si. Vamos aos exemplos:
Massa
Você não consegue saber a diferença entre 50 gramas de água e 50 gramas de areia caso elas se encontrem em pratos diferentes da balança acima.
É óbvio que você sabe a diferença entre água e areia, mesmo que não saiba enumerar ou nomear as propriedades que as distinguem. O fato é que a massa não é uma delas, justamente por ser uma propriedade geral matéria.
Imagine duas embalagens idênticas, opacas e tampadas. Você não consegue abrir as embalagens para olhar dentro delas. Como fazer para distinguir a água da areia? Medir a massa somente não é a resposta.
Mas a pergunta permanece: o que é massa? Podemos afirmar, segundo os livros, que "massa é a constante de proporcionalidade entre a aceleração adquirida por um corpo e a força sobre ele aplicada". Também e uma propriedade associada à quantidade de matéria que preenche um corpo presente em um dado local do espaço. Quanto mais matéria ali dentro do corpo, maior a massa dele. Como vemos na imagem abaixo:
Outra propriedade comum a toda a matéria e que não nos permite distinguir os diferentes tipos de matéria é o volume.
Inércia
Já andou de bicicleta ou de carrinho de rolimã? Experimentou descer um morro bem inclinado e tentou frear quando percebeu estar muito veloz? Achou difícil ou fácil? E se o freio estivesse estragado? Como faria? Viajando de ônibus, em pé no corredor, 80 km/h e o motorista freia bruscamente. Se não estiver se segurando em algo, é capaz de "catar cavaco", como já ouvi dizerem no interior de Minas Gerais. N imagem abaixo você observa o contrário acontecendo, quando o ônibus acelera.
Imagine agora um caminhão de caçamba transportando areia e tendo de frear. É mais difícil né? E se for outro tipo de caminhão transportando uma pedra gigante, mas que se encontre "solta" na carroceria, como na foto abaixo.
De forma resumida, a inércia é a capacidade de o corpo se manter em repouso caso se queira colocá-lo em movimento. Mas também é a capacidade de o corpo se manter em movimento caso se queira encerrar o estado de movimento dele. Quanto maior a massa do corpo, maior sua inércia.
Impenetrabilidade
"Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço". Você já ouviu ou percebeu isto ao longo da vida. Mas ainda falta algo a esta frase. Alguém pode se levantar e você se sentar no lugar que antes estava ocupado. Ou seja, dois corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço, mas não podem fazer isto ao mesmo tempo.
É por isto que não podemos brincar de Gasparzinho. Caso esta propriedade não existisse, não nos sentaríamos, correríamos ou vestiríamos roupas. Aliás, muito provavelmente não teríamos corpos ou existiríamos.
Elasticidade
Chamamos de elasticidade a capacidade que os corpos possuem de serem esticados (deformados) e retornarem ao estado original. Como uma gominha de amarrar dinheiro. Tão incomum nesses tempos de dinheiro digital.
Mas você pode alegar que nem todo corpo estica. Verdade, não estica de forma visível a olho nu. Mas deforma de forma permanente. Outros apenas esticam um pouco, como a lataria de um carro.
Indestrutibilidade
É muito provável que você tenha assistido a um filme dos Vingadores, se conhece o Guerra Infinita ou o Ultimato, melhor ainda. Em ambos os filmes bilhões de seres vivos são transformados em pó.
Por uma uma questão dramática talvez, fizeram com que se desmanchassem em pedaços estranhos de cor escura semelhante a algum farelo. Pois é, isto não aconteceria na vida real. Pois a matéria tem de ser transformada em algo de mesma massa. Ela não pode simplesmente se tornar um farelo carregado pelo vento. Isto é indestrutibilidade.
Outras propriedades gerais da matéria:
Divisibilidade: a matéria se divide em pedaços, por mais bobo que pareça a necessidade de chamar isto de propriedade. Aliás, Demócrito e Aristóteles são dois expoentes de ideias antagônicas da antiguidade. O primeiro acreditava que a matéria pode ser dividida até um limite. O segundo, por outro lado, defendeu a ideia de que a matéria pode ser dividida indefinidamente. Quem você acha que está certo?
Compressibilidade: a matéria pode ser comprimida, como o ar dentro de uma garrafa de plástico "vazia" e tampada. Mas é mais fácil com gases que líquidos ou sólidos.
Descontinuidade: a matéria é descontínua. Isto significa que ela não pode ser dividida indefinidamente em pedaços cada vez menores sem perder suas características. Lembra do Demócrito?
Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário aqui. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.