quarta-feira, 9 de março de 2022

Introdução à Química e conceitos iniciais.


Em minha experiência de vida como professor de química, é comum, ao citar a minha área de atuação, ouvir as situações apresentadas acima. Após me perguntarem a profissão, algumas pessoas tentam disfarçar a surpresa, como se fosse algo de outro mundo. São as expressões mais comuns entre as que ouço. A química é capaz de causar esta impressão nas pessoas, não pela sua complexidade, ou ausência dela, em minha opinião, mas pelo uso equivocado da palavra “química” em diversas situações. A palavra “química”, por diversas vezes, é vista como significado de algo ruim.

 

Não é bem assim na realidade, mas as pessoas acham que a química se encontra presente apenas em produtos perigosos, tóxicos ou venenosos. É óbvio que está presente em artigos desses gêneros, mas não apenas neles. É comum, quando se compra algum produto de origem agrícola, como verduras ou frutas, atentar-se à beleza delas e associá-la ao uso de agrotóxicos, defensivos agrícolas e fertilizantes artificiais. E o fazem dizendo algo como:

 

“Nossa, como essas frutas estão bonitas, principalmente estes morangos, mas é uma pena que estão cheios de ‘química’, a ‘química’ dessas frutas pode até matar uma pessoa.

 


Isto é real, muitas frutas, com exceção dos produtos orgânicos, entram em contato com grandes quantidades de agrotóxicos e outros produtos químicos impróprios para o consumo humano. Fazendo com que sejam lavadas à exaustão antes de consumidas. Por outro lado, a alface cultivada na horta de uma casa e tratada com adubo natural também precisa ser lavada e permanecer de molho em um litro de água para cada uma colher de sopa de água sanitária. Deixando as folhas de molho por cerca de dez minutos. Este procedimento nos poupa de ingerir alguns micro-organismos não recomendados para consumo.

 

 

Diante disto, farei algumas perguntas ou observações relacionadas à química. Muito provavelmente você as conhece de seu cotidiano.

 

Consegue imaginar um xampu que seja completamente natural? E, mesmo que exista um, este xampu natural causará algum mal à sua saúde se ingerido?

 



Já se imaginou bebendo ou comendo tinta?

 

 

As tintas presentes nas tatuagens são constituídas de substâncias chamadas de corantes. Como você pode imaginar, o corante dá cor aos mais diversos tipos de produtos. Comidas e líquidos que ingerimos diariamente. Metais, plásticos e madeiras que manuseamos, estocamos ou jogamos fora quando não nos são mais úteis.

 

Água potável é aquela que passou por tratamento químico?

 

 

Em grandes centros urbanos se faz necessário o tratamento da água. Tamanha a chance de que ela esteve em contato com algo que a contaminou e a deixou, portanto, imprópria para consumo. Na natureza, em nascentes de florestas, ou nas regiões onde se encontra o gelo naturalmente, podemos consumir a água sem tratamento prévio. Mas observe, uma pequena massa de água em contato com animais em decomposição pode nos fazer muito mal. Note que não são necessários “produtos químicos” produzidos pela humanidade para contaminar a água e nem o contrário, que substâncias vindas da natureza não nos façam mal algum.

 

A mesma água que parece limpa e transparente aos nossos olhos e que corre a parir de uma nascente pode estar contaminada por algo nocivo à nossa saúde. Seja este algo artificial ou natural, produto químico ou micro-organismo.

 

 

Conservantes usados em comida enlatada são substâncias químicas?

 


 

Os mesmos produtos que podem nos fazer algum mal, se consumidos em quantidades exageradas, são aqueles que conservam alimentos por meses ou anos até. A diferença está na quantidade que usamos.

 

Percebemos com certa facilidade que são muitas perguntas envolvendo a palavra "química". Muitas, se não a totalidade delas, importantes demais para se responder sem saber o significado desta palavrinha. Concorda comigo?




Então eu lhe pergunto:

 

 

Se você considera seu conhecimento desta área quase zero, talvez este seja o lugar mais indicado para começares a entender como funciona a tal da química. Para os iniciantes, os autores de livros dizem: "a química é uma área da ciência na qual se estuda a matéria, sua composição (da matéria), sua estrutura (da matéria), suas propriedades (da matéria), seu comportamento (da matéria) ao sofrer transformações e as respectivas energias envolvidas em tais transformações". Agora eu te pergunto: isto faz sentido para você? Se não faz, não se sinta mal, pois para a maioria não faz. Se você se encontra dentro desta turma e quer (ou precisa) aprender, vem comigo.

 

Notou a quantidade de vezes repetindo a palavra "matéria" no parágrafo acima? Não é assim no livro, mas assim fiz para deixar isto bem mais claro que o normal. E então, sabe o significado de "matéria"? Se não souber, não vai saber o que é química.

 

 

O ato de definir química abre um leque de palavras novas, mas as chamarei de conceitos. E devemos explicar em detalhes cada uma dessas palavras novas, mas no devido momento. Do contrário vai parecer muito confuso.

 

Entre muitas outras, algumas como as seguintes perguntas podem vir à sua mente.

 

Qual a origem e o significado da palavra química?

 

O que é ciência?

 

O que é matéria? (De novo ela por aqui, deve ser importante).

 

O que é uma propriedade da matéria?

 

Quais são as propriedades da matéria?

 

Quantas são as propriedades da matéria?

 

O que é uma transformação da matéria?

 

O que é energia?

 

Existe mais de um tipo de energia?

 

Como se mede a energia?

 

É pergunta até dizer chega. E elas estão longe de acabar. Basicamente, a cada pergunta respondida de forma satisfatória, algumas outras surgem em seguida. Tentarei alinhar as respostas de maneira que façam algum sentido para você.

 

Existe alguma pergunta que passou pela sua cabeça e eu não citei? Deixe-a nos comentários.

 

Antes de seguir para a próxima postagem, sugiro se perguntar pela primeira palavra estranha ao seu vocabulário que encontraste por aqui. Procure o significado dela, leia em voz alta e veja se faz sentido para ti. Se quiser compartilhar comigo, deixe ela nos comentários (de forma anônima ou não).

 

Tente agora fazer isto com a palavra "matéria".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.