quarta-feira, 9 de março de 2022

O que é a Matéria?

Você respira matéria?



Você come matéria?



Você bebe matéria?



Você se veste de matéria?



Você dorme sobre matéria?


Você também é matéria?



Esta postagem é uma continuação de "o que é química?" (link aqui). Nela apresentei a definição da química enquanto disciplina de ensino médio. Também tentei mostrar que a definição de química depende de saber o que é matéria. Se sua resposta para as perguntas acima foi sim para todas elas, parabéns, estás no caminho da compreensão deste assunto.

Se consultarmos um livro, veremos: "matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa um lugar no espaço". Isto faz sentido para você? Caso sim seja a resposta, o que significa ter massa e o que significa ocupar um lugar no espaço?

Bem, nos livros você encontrará que "massa é uma propriedade da matéria". No momento peço que você aguarde um pouco, pois tentarei explicar o que é massa numa postagem sobre propriedades gerais da matéria (link).

Ocupar um lugar no espaço é o mesmo que ter volume. Então matéria é qualquer coisa que tenha massa e volume, certo? Sim, mas e volume, o que é? É outra propriedade da matéria... hehehe. Te peço mais um pouco de paciência.

Mas veja, temos desde cedo em nossas vidas a noção de que massa é uma medida da quantidade de pão ou de carne que compramos... e que volume é uma medida do tamanho do pão ou do pedaço de carne que comemos.



É possível ir além disso, matéria não é só pão e carne. Matéria é tudo que nos cerca. Tudo que possui massa e volume... hehehe

Desde os maiores exemplos que podemos imaginar, como uma estrela...



... aos menores seres vivos, como as células.



Uma borboleta é um exemplo de matéria. Assim como o ar ao redor dela, o vegetal sobre o qual ela se encontra apoiada também é. O chão abaixo dela também.



Em resumo... tudo, melhor dizendo, quase tudo ao nosso redor é exemplo de matéria. O que inclui eu e você. Faz ideia de algo ao nosso redor que não seja matéria? Se souberes a resposta, deixe nos comentários.

Corpo

E quanto a corpo? É dito nos livros que corpo é uma porção limitada de matéria. Por limitada devemos entender que tem tamanho definido, que é finito ou tem fim. Não precisamos saber o tamanho exato, bastar observar que não é infinito.

Vamos a exemplos:



Gelo simplesmente é um exemplo de matéria. Pois não especifica quantidade.


Um bloco (ou cubo) de gelo, por outro lado, é um corpo. Pois tem um tamanho definido, por maior que seja, quando utilizamos a palavra bloco ou a palavra cubo.



Madeira é um exemplo de matéria.



Já um pedaço de madeira é um corpo.


Areia é um exemplo de matéria.



Um monte de areia é uma quantidade finita de matéria, ou seja, um corpo.



Mármore carrara ou mármore de carrara é matéria.



O bloco deste tipo de mármore é um corpo.

Objeto

Avançando um pouco neste processo. Objeto é nome que nós damos a corpos com forma e função definidos. Exemplo: uma estátua de gelo.


Quando se transforma um pedaço de madeira de modo que ela tenha forma e função definidos, sozinho ou como parte de algo maior, ela se torna um objeto.



Um castelo de areia também é um objeto.



O mesmo raciocínio podemos fazer para o mármore, um bloco de mármore e a estátua de Davi (link), concebida e criada por Michelangelo (link), há pouco mais de cinco séculos.



Assim como o aço, um lingote de aço e um martelo ou machado. Ou a madeira, uma tábua e uma cadeira.

Resumindo o processo. Todo objeto é um corpo, todo corpo é constituído de matéria. Mas o contrário não é verdadeiro.

Energia

Para encerrarmos esta etapa, um último conceito: o de energia. Nos livros você encontra que "energia é a capacidade de realizar trabalho". Não se trata daquilo que você talvez faça toda a semana em troca de um salário miserável. Aqui o significado de trabalho é outro, e descobrimos que trabalho é uma forma de energia. Em resumo, esta definição não nos ajuda. A minha interpretação de energia é: aquilo que é necessário e transformado quando a matéria sofre algum tipo de fenômeno ou transformação. Talvez um pouco confuso, mas vejamos alguns exemplos:


Luz é uma forma de energia. Algumas transformações sofridas pela matéria liberam energia sob a forma de luz. Como os que ocorrem no interior de estrelas, como o nosso sol.


Reações de combustão, ou seja, quando coisas pegam fogo, também emitem luz. Dependendo do material pegando fogo, a luz emitida tem uma cor.


O som, assim como a luz, é outra forma de energia liberada quando certos fenômenos ocorrem, como explosões. Desde um simples trincado que se ouve quando algum vidro que se quebra ou racha, até a mais violenta trovoada já ouvida, também é a manifestação desta forma de energia. O mesmo para quando batemos palmas ou somos surpreendidos por uma buzina ou grito de alguém.



As notas musicais são sons específicos criados por instrumentos musicais por nossas cordas vocais, localizadas em nossas gargantas. Tais sons são emitidos pela vibração de membranas em equipamentos eletrônicos, como as caixas de som.


Ou cordas de violão.


O calor é outra forma de energia que se manifesta quando corpos a temperaturas diferentes entram em contato. Mas também pode ser absorvido quando assamos a comida no forno ou quando queimamos o gás que aquece o mesmo forno.


Quando tocamos em algo muito quente, sofremos um tipo de queimadura causada por calor. Ela é consequência da transferência de energia para nossos corpos.


Quando tocamos em algo muito quente, sofremos um tipo de queimadura causada por calor. Ela é consequência da transferência de energia para nossos corpos.

São muitas as formas de energia, o importante é perceber o seguinte fato: ela se manifesta de alguma forma em alguma transformação à qual a matéria é submetida. Sim, repeti o que disse antes, mas não tem para onde fugir. Os próprios seres vivos sobrevivem desse tipo de transformação, retirando energia dos alimentos para permanecerem vivos.


Ficou alguma dúvida, deixe um comentário. Aqui você encontra a sequência desta postagem. Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.