terça-feira, 15 de março de 2022

Propriedades organolépticas da matéria.

Chamamos de organolépticas a propriedades da matéria percebidas pelos nossos órgãos dos sentidos. E são justamente elas que nos permitem identificar alterações nas outras propriedades da matéria.

Algumas pessoas são desprovidas de um desses órgãos e podem apresentar alguma dificuldade em identificar tais alterações. Outras pessoas, como os daltônicos, são incapazes de distinguir um grupo particular de cores, outras não identificam alguns odores e outro grupo pode ser incapaz de ouvir certas frequências sonoras. A visão parcial também é possível de ser encontrar e há até que só veja em preto e branco.

Por outro lado, também existe a sinergia de sentidos. Pessoas que sentem sabores ao ouvir uma música. Ou que sentem odores agradáveis ao contemplar um quadro. Mais raro ainda são os casos de sinergia de mais de dois sentidos simultaneamente.

Vamos a cada um deles.

Sabor

Pode parecer algo bobo para uma pessoa que possua todos os sentidos dentro da normalidade para a espécie humana, mas ser capaz de distinguir sabores é fundamental para se manter vivo. Principalmente na infância, período de nossa vida no qual conhecemos o mundo trazendo objetos à boca e sentimos sabores atrelados a eles. Um ser humano incapaz de distinguir o gosto de comida estragada do de uma normal precisa de constante ajuda para não se intoxicar.

O jiló é um exemplo de comida com gosto forte e que muitas pessoas não se sentem atraídas por ele. Seu sabor, como qualquer outro é percebido por nossas papilas gustativas, que se encontram na língua. Existem alguns tipos de papilas e cada um deles se encontra em uma região diferente da língua.

Odor

Semelhante ao sabor, algumas pessoas são incapazes de notar o cheiro de comida estragada. Levando-a à boca e só então notando o gosto desagradável. Uma pessoa sem olfato pode provocar um acidente doméstico por não notar vazamento de gás.


Qualquer cheiro, por mais desagradável que pareça, só é notado pelo fato de parte da matéria se encontrar dispersa na atmosfera. E uma pequena fração de sua partículas chegam ao nariz de quem a nota. O cães, por exemplo, possuem um olfato muito mais apurado que o nosso.

Cor, Brilho e Transparência

Alguns materiais como os metais refletem a luz de modo que brilham. E todos eles, diferente do vidro e do acrílico são opacos. Alguns materiais são coloridos, outros são brancos.


Cada uma dessas características só é percebida pela visão. O disco de Newton, na imagem acima, é um artefato que, se girado a uma velocidade razoável para a mão humana, parece branco. Pela união das cores.

Textura

O sentido do tato nos permite, entre muitas outras ações, distinguir superfícies lisas de rugosas. Também detectamos com ele o estado físico (link) de um material. Se o mesmo é sólido, líquido ou gasoso. A visão torna mais fácil, mas de olhos vendados também é possível.


Aposto que já percebeste um líquido escorrendo entre suas mãos e conhece a diferença para grãos de areia que façam o mesmo. Algumas superfícies como a de uma lixa chegam a causar arrepios o simples pensamento de atritá-las na pele.

Som

Muitos fenômenos são acompanhados de ruídos. Uma cerca elétrica tocada por um objeto estala com frequência. É a descarga elétrica ocorrendo. Um bater de palmas ou um papel pegando fogo geram ruídos característicos. Alguns sons são de pouca intensidade a ponto de não os ouvirmos. Principalmente pela poluição sonora comum do horário comercial ao longo do dia.

O rompimento de uma embalagem e a consequente expansão do gás antes contido por ela geram outro som característico, como a imagem acima dá a entender.
A própria lenha pegando fogo gera estalos que se houve com nitidez em circunstâncias de poucos ruídos atrapalhando.

Ficou alguma dúvida sobre as propriedades organolépticas? Deixe-a nos comentários. Até o próximo tópico com as propriedades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.