quarta-feira, 16 de março de 2022

O que é elemento?

Com a apresentação do modelo atômico de Dalton (link), a teoria atomística faz sua primeira contribuição em termos de conceitos fundamentais para a sequência do conteúdo.

Falo do significado de elemento.

Para os gregos, os elementos eram a terra, a água, o ar e o fogo. Alterações entre quantidades desses elementos alteram as substâncias. A ideia das alterações faz sentido, mas partindo do conceito errado, não tem como acertar.

Dalton definiu elemento como um conjunto de átomos idênticos, pois acreditou que todos possuem a mesma massa, a única propriedade atribuída aos átomos. Muito provavelmente por ser um modelo inspirado em resultados experimentais do século XVIII envolvendo as massas das substâncias.

Sabemos hoje que este conceito está errado, mas é o suficiente para romper com a ideia clássica de elemento e colocarmos novos elementos em destaque.

Sabendo que existe o elemento oxigênio e o elemento carbono. Podemos entender melhor os gases oxigênio e carbônico. Assim como o grafite e o diamante.



Uma vez que a noção de elemento se modernizou, outros conceitos surgiram, como os de substâncias simples e compostas.

Substâncias Simples

São aquelas constituídas de apenas um elemento. São assim chamadas por não conseguirmos decompô-las em duas ou mais. Em termos de átomos de Dalton, seriam representadas por átomos de um mesmo elemento.



Dependendo da quantidade de átomos na constituição das partículas de uma substância simples, ela pode ser chamada de monoatômica, dia atômica, triatômica e assim por diante. Sabemos (mas Dalton não) que os gases nobres são monoatômicos, os gases hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e os halogênios são diatômicos. O ozônio é triatômico.

Substâncias Compostas

São aquelas capazes de se decompor em duas ou mais substâncias simples, ou seja, são constituídas por dois ou mais elementos.



Partículas de uma substância composta podem se desmanchar em partículas de duas ou mais substâncias simples. Sendo pouco relevante a quantidade de átomos por partícula para este processo.


Outro fator importante aqui é que você saiba que já se conhecia a ideia de substâncias simples e compostas antes do modelo de Dalton, e até o de elemento. Ele apenas agregou algo ao conceito de elemento que se tornou peça fundamental na definição moderna.


Qualquer dúvida... já sabe né? Deixa nos comentários aí. Sugestões e críticas construtivas também são bem vindas. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.