quarta-feira, 23 de março de 2022

Fenômenos químicos e físicos.

Chamamos de fenômeno qualquer transformação sofrida pela matéria. Algumas dessas transformações alteram a matéria de forma contundente e outras de forma discreta. Muitas delas são, inclusive, objeto de estudo da física, não da química. Algumas são estudadas por ambas as ciências em uma área comum a elas: a termodinâmica, pertencente à físico-química. 

Temos dois casos principais chamados de fenômenos físicos e fenômenos químicos.

Fenômenos Físicos

São fenômenos nos quais a matéria tem sua forma ou propriedades alteradas. São exemplos transformações físicas as mudanças de estados físicos (link), a maioria dos métodos de separação de misturas (link) e traumas sofridos pelos corpos.

São exemplos de traumas sofridos:

a) o vidro quebrado;


b) o tecido rasgado;


c) o papel cortado;


d) a vela partida;


e) o prego entortado;


f) a madeira serrada;


g) o metal soldado;


h) o metal amassado.


Em qualquer um dos casos acima citados, a substância ou substâncias que constituem os materiais são foram alteradas. O metal não deixou de ser metal após amassar. O papel permanece papel mesmo depois de cortado, e assim por diante.

Fenômenos Químicos

Diferente dos físicos, nos fenômenos químicos as substâncias são alteradas. Elas deixam de existir e dão lugar a outras substâncias. Tais fenômenos também são chamados de reações químicas.

São exemplos de transformações químicas:

a) a combustão do papel;


b) o amadurecer e apodrecer de frutas;


c) o cozer, fritar ou assar de alimentos;


d) o efervescer de um comprimido antiácido dentro da água;


e) o oxidar de um metal qualquer ou enferrujar do aço.


Existem muitas outras reações químicas que poderiam aparecer nesta postagem, mas como muitas delas serão abordadas em seus próprios tópicos, encerro por aqui mesmo.

Como saber que um fenômeno físico ou químico ocorreram?

Serrar, cortar, quebrar e alguns outros tipos de traumas geram energia sob a forma de som e possuem sons característicos. Além disso, é visível a mudança de aspecto sofrida pelas substâncias. Em casos de mudanças de estados físicos, trocas de energia sob a forma de calor são comumente envolvidas.

Já os fenômenos químicos são mais complicados quando falamos de evidências. Normalmente uma das evidências abaixo não é o suficiente e explicarei o motivo em cada uma delas. Mas quando duas ou mais aparecem, é certeza de reação química. Vamos a elas, a s evidências:

Alteração na cor

Pode ocorrer também quando se aquece uma barra de metal ao rubro. Ou quando se espalha tinta sobre uma superfície. Fora esses casos, a carne quando assada, troca de cor e textura à medida que recebe mais energia sob a forma de calor. Particularmente eu gosto de boi mugindo.


Emissão de luz

Uma lâmpada emite luz ao acender. Mas toda reação de combustão também o faz, com suas labaredas, mudando apenas a cor da luz envolvida.


Emissão de gás

Os comprimidos efervescentes em água e as reações de combustão produzem gases, mas a água, ao entrar em ebulição, também emite vapores. Por isto é necessário descobrir a origem do gás em questão.


É possível afirmar se a fumaça branca saindo da chaminé acima é água no estado vapor? E se for, tem como saber se ela é fruto de uma reação química ou da ebulição de água líquida?

Formação de precipitados

Precipitados são sólidos insolúveis em um solvente e que costumam se depositar sobre o fundo do recipiente, formando uma fase à parte.


Na reação entre os solutos de duas soluções aquosas de nitrato de chumbo II e iodeto de potássio, forma-se o iodeto de chumbo II. Uma substância amarela, insolúvel em água e mais densa que ela, por isto se deposita no fundo do recipiente.

Trocas de calor

É muito comum que as reações químicas liberem ou absorvam energia sob a forma de calor para ocorrerem. Mas as mudanças de estado físico também o fazem. Por isto é bom prestar atenção a mais de uma evidência. Quando duas ou mais desta lista se reúnem, é bem provável que seja um fenômeno físico.

Esta postagem te ajudou? Tem alguma sugestão? Comenta aí... até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.