sexta-feira, 13 de abril de 2012

Notação Algébrica.

Da mesma forma que nas ciências (matemática, química e física) ou na música, o uso de símbolos para se passar adiante uma informação por escrito se faz necessário, os enxadristas também fazem uso de símbolos para publicar partidas e ensinar conteúdos específicos.

Um conjunto de símbolos que obedeça uma regra comum de modo a permitir a visualização da partida ou parte dela sem a necessidade de representá-la por imagem é o que chamamos de notação do xadrez.

Existem algumas e a mais utilizada atualmente é a Notação Algébrica. Por causa dela que as imagens de tabuleiros utilizadas neste blog apresenta algarismos ( 1 a 8) e letras (a a h) nas bordas.


Neste sistema as coordenadas das casas têm letras minúsculas e as letras iniciais das peças têm letras maiúsculas.


Os movimentos de peões são representados apenas pelas coordenadas das suas casas de destino. As demais peças têm seus movimentos representados por suas iniciais acompanhadas de suas respectivas casas de destino.

Sendo assim, consideremos o tabuleiro e as peças em suas posições de origem.


Se cada jogador move o peão do rei duas casa à frente, temos os lances 1. e4, e5. Levando à seguinte posição:




Se as brancas fizerem um movimento com o cavalo de g2 para a casa f3, tal movimento será descrito como Cf3. Caso seja a dama deslocada para a casa h5, será Dh5 e assim por diante.

Com isso temos que observar certos detalhes:


¬ Captura


Representada por um x.


Ex: pxp significa peão captura peão e Cxp significa cavalo captura peão.


Em caso de haver mais de uma possibilidade de captura, evita-se a ambiguidade com a representação da casa de destino, por número ou por letra.



Note que o peão localizado em c3 pode capturar o cavalo de b4 ou o de d4. Como os números são iguais, representa-se uma eventual captura por pxC(b) ou pxC(d).


¬ Roques


O roque grande é 0-0-0 e o pequeno é 0-0.


¬ En Passant


Por um simples e.p..


Ex: pxp e.p..


¬ Xeque


Por um sinal de mais: +


Ex: Tf1+ significa que a torre posicionada na casa f1 encontra-se com o rei adversário sob sua linha de ação.


¬ Xeque Mate


Por dois sinais de mais: ++


Ex: Digamos que uma partida termine com o lance Dh4 por parte das pretas, será Dh4++.


Existem outras notações, mas focarei apenas nesta e é por ela que descreverei partidas no futuro.


Sugestões e dúvidas são bem vindas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.