sexta-feira, 9 de março de 2012

Propriedades da matéria: uma introdução.

Propriedades da matéria são características que nos permitem estudá-la, entendê-la e separá-la em categorias. Tais características são medidas em laboratório com auxílio de aparelhos manuais ou automatizados, equipamentos sofisticados ou de uso simples. Outras são simplesmente observadas e anotadas.

No dia a dia podemos notar algumas dessas características. Algumas têm brilho, como os metais.



Outras não apresentam brilho algum. Como algumas "pedras".


Algumas são opacas, como a madeira.


Outras são transparentes, como o acrílico ou o vidro.



Algumas são inflamáveis, como a gasolina.



Outras são propositalmente difíceis de pegar fogo, como o policloreto de vinila, também chamado de PVC, usado em forros ou encanamentos.


Algumas têm sabor azedo como os ácidos.



Outras são isolantes elétricos, como as borrachas.


O mais importante é que o relato de propriedades para um dado sistema nos permite reconhecê-lo facilmente em estudos futuros, ou saber que ele sofreu algum tipo de alteração. Pois elas não mudam facilmente.

Se um material sólido apresenta brilho, provavelmente é um metal. Se for um metal, também conduzirá eletricidade e calor. Será bom para construir fios e panelas.

Água é líquida à temperatura ambiente, insípida (sem gosto) e inodora (sem cheiro). O sal de cozinha é um sólido branco e quebradiço, não conduz eletricidade ou calor. Juntemos a água com uma pitada de sal e teremos um sistema com um sabor próprio distinguindo-o da água pura ou da água com um punhado de açúcar. E a união de ambos forma o soro caseiro, um terceiro sistema distinto dos anteriores.


À medida que o conteúdo avançar apresentaremos as propriedades de acordo com as categorias nas quais as agrupamos. Aqui você já encontra as propriedades gerais. Aqui tem uma introdução para as propriedades específicas. Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.