segunda-feira, 12 de março de 2012

Nomenclatura de Compostos Orgânicos II.

No texto anterior focamos na nomenclatura de alcanos, no atual veremos os alcenos e alcinos de cadeia normal, ou seja, sem ramificação.

Como já foi mencionado, ambos se caracterizam por cadeias insaturadas, a regra consiste apenas em explicitar no nome da substância a posição da insaturação. Vejamos os exemplos abaixo:


A julgar pela "lógica" utilizada para os alcanos (ANO), todos eles denominam-se por buteno (ENO de alcenos), mas surge aí a necessidade de localizar a posição da dupla ligação dentro da cadeia. E este é o ponto crucial: numerar os carbonos da cadeia, sem importar a ordem de modo a atribuir o menor número possível aos carbonos da insaturação. Veja como fica:


Note que na cadeia número 1 existem duas numerações, da esquerda para a direita e vice e versa, em ambas a dupla se encontra entre os carbonos 2 e 3, não restando assim, dúvida sobre os menores números possíveis. Destes dois números, destacamos o menor deles para compor o nome do composto: but-2-eno.

Lembre-se, são quatro carbonos na cadeia com uma dupla (ENO) entre o 2 e o 3, "simples" assim.


Quanto aos compostos 2 e 3, é de suma importância que se observe a relação entre eles: são iguais, apenas representados em ordem diferentes. Para o 2 a dupla está entre os carbonos 1 e 2, já para o 3, ela se está entre os carbonos 3 e 4. Ficamos com os menores números, SEMPRE! Não se esqueça. Sendo assim, o nome será but-1-eno, podendo ser chamado também de buteno.

Lembrando, são quatro carbonos na cadeia com uma dupla (ENO) entre os carbonos 1 e 2. Outro "simples" assim.

ALCINOS

E com os alcinos, como ficam?

Assim: quando aparecer tripla, faça o mesmo, trocando o ENO por INO. Como nos casos abaixo:


Seguindo exatamente o mesmo raciocínio, temos:

1) but-2-ino
2) but-1-ino ou butino

É isso aí, nos próximos textos, teremos HC's cíclicos e com mais de uma insaturação.









Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...