domingo, 11 de março de 2012

Nomenclatura de Compostos Orgânicos I.

Para melhor compreender as regras de nomenclatura dos compostos orgânicos, estes são distribuídos em categorias de acordo com suas composições e combinações entre seus respectivos elementos. Dessa forma, as regras serão informadas em ordem crescente de complexidade dos compostos.

A classe mais simples de compostos orgânicos é conhecida por Hidrocarbonetos, tratados aqui por HC's. Encontrados principalmente no petróleo.


HC's são os compostos orgânicos que, como o próprio nome diz, são formados por carbono e hidrogênio. Tal classe é subdividida, de forma resumida, nos seguinte grupos:


a) Alcanos: cadeias abertas e saturadas.


b) Alcenos ou alquenos: cadeias abertas e insaturadas com duplas ligações.


c) Alcinos ou alquinos: cadeias abertas e insaturadas com triplas ligações.


d) Cicloalcanos ou cliclanos: cadeias fechadas e saturadas.


e) Alcadienos: cadeias abertas e insaturadas com duas duplas ligações.


f) Alceninos: cadeias abertas e insaturadas com duplas e triplas ligações.


g) Aromáticos: cadeias com anéis benzênicos e seus semelhantes.



Para evitar atropelos e melhor sistematizar o conjunto de regras da nomenclatura, veremos neste texto apenas a denominação de alcanos. Assim sendo, partiremos do seguinte:

a) Todo HC é de cadeia homogênea;
b) Alcanos são os HC's de cadeias abertas e saturadas.

Com isso, um alcano de cadeia normal é apenas uma sequência finita de carbonos com grupos CH3- nas extremidades e CH2- no meio, com exceção do CH4 e do CH3-CH3, como mostram os exemplos abaixo:


Note que 3, 4, 5 e 6 são as quantidades de átomos de carbonos presentes em cada cadeia.

A regra para nomear tais compostos consiste de contar a quantidade de carbonos e associá-la a um termo em específico da tabela que seguirá, tomando apenas o cuidado de acrescentar ANO, de alcano.


Sabemos agora que o  CH4  é o metano, o  CH3-CH3  é o etano, assim como os compostos 345 e 6 são chamados respectivamente de propano, butano, pentano e hexano.

Se quisermos conhecer os nomes dos demais alcanos de cadeia normal, basta completamos os termos da tabela acima e utilizarmos os padrões semelhantes para os não representados nela.

Por exemplo, uma cade de 89 carbonos será chamada de nonaoctacontano, uma de 435 será chamada de pentatricontatetrahectano e assim sucessivamente.

No próximo texto, veremos a nomenclatura dos demais hidrocarbonetos, sem esquecer que a tabela acima vale para todos os compostos orgânicos.







Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...