domingo, 11 de março de 2012

Nomenclatura de hidrocarbonetos normais, parte I.

Para melhor compreender as regras de nomenclatura dos compostos orgânicos, eles são distribuídos em categorias de acordo com suas composições e combinações entre seus respectivos elementos. Dessa forma, as regras serão informadas em ordem crescente de complexidade dos compostos.

A classe mais simples de compostos orgânicos é conhecida por hidrocarbonetos, tratados aqui por HC's. Encontrados principalmente no petróleo.


HC's são constituídos por carbono e hidrogênio, como o próprio nome sugere. Como podem ser de cadeia ramificada ou normal, começaremos pelos casos de cadeias normais. Também são, por definição, substâncias de cadeia homogênea. Desta forma, a classe dos HC's será subdividida, para melhor compreensão das regras, nos seguinte grupos:

Alcano: cadeia aberta e saturada.


Alceno ou alqueno: cadeia aberta e insaturada com ligação dupla entre átomos de carbono.


Alcino ou alquino: cadeia aberta e insaturada com ligação tripla entre átomos de carbono.


Cicloalcano ou cliclano: cadeia fechada e saturada.

Imagem retirada de "Mundo Educação - UOL" (link).

Cicleno ou cicloalceno: cadeia fechada e insaturada com uma ligação dupla entre átomos de carbono.


Ciclino ou cicloalcino: cadeia fechada e insaturada com uma ligação tripla entre átomos de carbono.


Alcadieno: cadeia aberta e insaturada com duas ligações duplas entre átomos de carbono.


Alcenino: cadeias abertas e insaturadas com duplas e triplas ligações.



Aromático: cadeia fechada com anel ou anéis benzênicos e seus semelhantes. Observa-se nelas as ligações duplas intercaladas com as ligações simples. Mas tome cuidado, nem toda estrutura de cadeia fechada com esta alternância entre ligações duplas e simples é aromático. Eles devem apresentar uma quantidade de (2n + 4) elétrons pi (𝜋) em suas estruturas, onde "n" é um natural diferente de zero. O benzeno possui seis elétrons 𝜋, o naftaleno possui dez e o antraceno quatorze. Seus valores de n são 1, 2 e 3, respectivamente. Apenas se lembre que, em cada ligação química do tipo covalente, dois elétrons são compartilhados.


Um exemplo de cadeia fechada com alternância entre ligações duplas e simples sem aromaticidade vem logo abaixo:


Note que o total de elétrons 𝜋 é igual a oito, pois são quatro ligações duplas. O valor de "n" que satisfaz a relação não é natural, logo ele não é aromático. Esta regra é conhecida por regra de Hückel.

Erich Hückel

As regras de nomenclatura continuarão neste link. Ficou alguma dúvida? Comenta aí, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.