terça-feira, 3 de abril de 2012

Nomenclatura de ramos I.

Cadeias carbônicas ramificadas são aquelas que, a grosso modo, apresentam carbonos terciários ou quaternários. A regra de nomenclatura exige uma distinção, em termos de nome, entre a cadeia chamada de principal e seu ramo.

Dessa forma, ramos não apresentam terminação ANO, ENO ou INO. Estes são os sufixos de cadeia principal, ramos são sufixados por IL. Por isso, um ramos de um carbono, o CH3, é chamado de metil. Semelhança com metano não é mera coincidência.

A tabela mostrada na postagem de nomenclatura de alcanos ainda é válida. Caso tenha preguiça de clicar no link, eis a dita cuja:



O padrão segue o mesmo, mas com o acréscimo de alguns detalhes necessários:

¬ determinar o número do carbono pertencente à cadeia principal ao qual o ramo está conectado;


É o caso do 3-metilpentano, cuja interpretação é, ramo com um carbono (metil) no terceiro carbono da cadeia principal, que é saturada e contém cinco carbonos (pentano).

¬ escolher a cadeia com os menores números atribuídos a ramos;


Se numerado da direita para a esquerda, seria 4-metilpentano, mas como é a menor numeração possível, temos o 2-metilpentano.

¬ expressar a quantidade de ramos iguais mediante o uso de prefixos como di (2), tri (3), tetra (4) e assim por diante;


Não esquecer das regras anteriores, contando da esquerda para direita, temos ramos ligados aos carbonos dois e três: 2,3-dimetilpentano.

¬ preferir a cadeia que contenha a maior quantidade de insaturações em detrimento do tamanho do ramo. 


Note que existe a possibilidade de termos uma cadeia principal com seis carbonos, mas como isso excluiria uma insaturação, é desconsiderada. Portanto, temos o 3-propilpenta-1,4-dieno.

De acordo com a apostila e o livro que se consulte, é possível verificar um ou outro detalhes acrescentado a este conjunto. Na próxima parte veremos a nomenclatura de alguns ramos que não são contemplados pela tabela.






Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...