Uma tentativa do Ademir Menezes de fazer um gol contra o Uruguai na "final" da copa de 50. Chama a atenção o colorido da imagem (trabalho deste link) e o Maracanã lotado como nunca mais se viu.
Ademir Menezes em Brasil 1 x 2 Uruguai. |
O Maracanã é hoje conhecido, entre outros nomes, pelo apelido de "o maior do mundo". Mais pela área construída e pelo espaço ocupado. Mas já foi de fato o maior do mundo em capacidade. Estima-se que mais de duzentas mil pessoas presenciaram aquele evento que ficou conhecido por Maracanazzo.
Uma triste e dura derrota (para nós brasileiros) que deixou marcas ecoando nas décadas seguintes e sentidas até o início dos anos noventa, 1993 mais precisamente. Quando Brasil e Uruguai se encontraram mais uma vez no mesmo estádio, desta vez para decidir uma vaga para a copa de 1994.
Por ironia dos eventos, as condições da decisão eram as mesmas de quarenta e três anos antes. A seleção canarinho jogando pelo empate e apenas a vitória interessando à celeste olímpica. Mas desta vez tivemos Romário a nosso favor. E ele não deu chance aos nossos vizinhos do sul.
Romário driblando o goleiro uruguaio na última partida das eliminatórias para a copa de 94. |
Brasil 2 a 0 com dois gols de Romário. Um espetáculo de atuação. Mas na arquibancada apenas metade da capacidade de outrora. As reformas reduziram e muito o Maracanã neste aspecto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.