terça-feira, 17 de abril de 2012

Nomenclatura de ramos, parte II.

Já apresentei (link) a você a nomenclatura de ramos convencionais e mostrarei agora a nomenclatura de ramos "não normais", ou seja, aqueles que apresentam carbonos terciários ou quaternários em suas estruturas.

Já conhecemos o ramo propil:


E o que dizer de um ramo igualmente de três carbonos como este:


Tal ramo é chamado de isopropil e o "i" do "iso" conta para a ordem alfabética no momento de compor o nome do composto orgânico. Qualquer ramificação com algo semelhante em sua extremidade será nomeado com o termo "iso" precedendo o que determina a quantidade de carbonos. Esse ramo é chamado de isopropil pelo fato de bifurcar no "CH" em dois grupos CH₃, iguais.


Outras derivações causadas por maior quantidade de carbonos são comuns de se encontrar para o ramo butil:


Observe que os carbonos dos ramos que se ligam à cadeia principal são secundário e terciário, respectivamente, em relação ao restante do ramo. Repito, EM RELAÇÃO AO RESTANTE DO RAMO. Por isso esses nomes. Com cinco, além do isopentil acima mencionado e do próprio pentil, é comum encontrarmos o neopentil:


Em caso de o ramo ser insaturado, acrescenta-se "en" (dupla) ou "in" (tripla) entre o termo que indica a quantidade de carbonos e a terminação "il". Veja outros:


Observe que o carbono de número 1 é o carbono ligado à cadeia principal. Parece muito estranho, mas temos de dividir o próprio ramos para informar cada detalhe que ele tenha de relevante.


Se o ramo apresentar ligações triplas o mesmo raciocínio aplicado anteriormente será usado.

No caso de o ramo se ligar à cadeia principal por uma ligação dupla, como em "CH₂=", ele recebe o sufixo "ildeno". Dessa "CH₂=" forma é chamado de metilideno, "met" por ter um carbono e ilideno por se ligar com dupla ligação entre carbonos à cadeia principal, "CH₃CH₂=" é etilideno e assim vai:


Encerrando esta etapa, encontramos os ramos aromáticos e seus derivados:


Lembre-se que, nestes exemplos, as extremidade "livre" não é um carbono, mas a parte da cadeia principal na qual o ramo se conecta. A seguir (link) teremos um resumo com as regras de nomenclatura. Até a próxima.

2 comentários:

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.