segunda-feira, 18 de junho de 2012

Exercício de ENEN

O seguinte exercício eu criei para um simulado em uma das escolas em que trabalho. Vejam:



Considere os seguintes texto e imagem a respeito da nitroglicerina: 



“A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 ― e um dos explosivos químicos mais potentes que existem. Como todos os explosivos químicos, ela tem moléculas muito instáveis, que se decompõem muito rápido após uma ignição, liberando grandes quantidades de gás e calor. Quanto maior a quantidade de gás produzida e quanto menor o tempo de reação, maior o estrago. E esse é o segredo da potência da nitroglicerina: cada uma de suas moléculas produz mais de sete moléculas de gás e, como essa reação acontece muito rápido, o gás produzido se desloca a 7 700 metros por segundo! Para ter uma ideia, outro explosivo famoso, o TNT, libera apenas cinco moléculas de gás por molécula de reagente, que "viajam" a 6 700 metros por segundo. A desvantagem da nitroglicerina é que ela é pouco segura, porque qualquer queda, fricção ou aumento de temperatura causa sua explosão. Não é raro que ela seja detonada por um solavanco mais forte durante o transporte, por exemplo. Em 1866, o químico sueco Alfred Nobel resolveu esse problema misturando-a com uma substância inerte para criar a dinamite, outro explosivo bastante potente, mas bem mais seguro.” 



Observe a reação de decomposição não balanceada da nitroglicerina:


Assinale a afirmativa correta: 

a) Esta reação forma compostos orgânicos como produtos. 
b) A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros dos produtos é 29. 
c) A reação é endotérmica, ou seja, absorve mais energia que libera. 
d) Cada molécula de nitroglicerina forma exatamente sete moléculas de produto.
e) A nitroglicerina é menos potente que o TNT.


Explicação da Solução



Este é um dos muitos exercícios de ENEM com textos imensos para os quais o estudante dispõe de pouquíssimo tempo para lê-lo e resolvê-lo. A minha sugestão consiste exatamente em saltar o texto e procurar o que o exercício pede.


No caso, devemos assinalar uma alternativa correta entre cinco. Resta-nos analisá-las e decidir se alguma delas precisa de informação vinda do texto. Caso não precise de ler o texto para escolher a verdadeira, é lucro ignorá-lo.

A) Diz respeito à equação química apresentada, cujos produtos são água, gás carbônico, nitrogênio e oxigênio. Nenhum deles é orgânico.

B) Exige balancear a equação. Sugiro o método da "tentativa e erro". Lembre de se perguntar o que um são-paulino mais quer na vida. A resposta, MACHO, te orienta a quais elementos dar preferência no balanceamento, que será assim:



Atenção para o fato de que a soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros da equação é 33 e a afirmativa diz respeito apenas aos produtos, cuja soma é 29.

C) Nitroglicerina é um explosivo (linha 2). Imagine uma reação explosiva endotérmica. Sem chance né? Pois é.

D) Contraditório ao informado na linha 6.

E) As linhas 7 a 10 informam o oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.