quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estados físicos da Matéria.

Na aula de hoje abordamos alguns aspectos da matéria:

1) seus estados físicos;

São eles o sólido, líquido e gasoso. Diferindo entre si pela ausência/presença de forma e volume definidos.
Os sólidos apresentam os dois, os líquidos apenas o volume e os gases se caracterizam pela falta de ambos.


Microscopicamente, usamos o termo coesão, associado a atração, para explicar o motivo de tais estados se apresentarem da forma como os observamos a olho nu. Sendo o diagrama abaixo uma regra.

SÓLIDO > LÍQUIDO > GÁS

Quer dizer, quanto maior a coesão entre as partículas que constituem a substância, mais características de sólida ela apresenta, quanto menos coesão, mais próxima de gás.

Seque neste link uma leitura a respeito de condições que fogem um pouco aos conceitos acima citados.

2) suas transformações;

As transformações sofridas pela matéria são divididas em duas categorias básicas: fenômenos químicos e fenômenos físicos. Tais categorias diferem entre si por ocorrerem (primeira) ou não (segunda) alterações na estrutura molecular das substâncias.

Isso significa que, quando ocorre um fenômeno químico, substâncias deixam de existir e outras ocupam seus lugares.  Já no fenômeno físico, corpos e objetos são alterados em forma e tamanho, por exemplo.


A combustão, figura acima, é um fenômeno químico. Nele, a matéria orgânica (parafina) presente na vela se combina ao gás oxigênio (O2) presente no ar e, juntos, se transformam em gás carbônico (CO2) e água (H2O).


Como a figura acima mostra, o ato de quebrar uma janela (objeto) e transformá-la em inúmeros cacos de vidro constitui um fenômeno físico, poi o vidro não deixou de ser vidro durante o processo.

São características clássicas de uma transformação química alterações de cor, sabor e odor. Pois uma troca de substâncias, geralmente, é acompanhada de troca de cores, sabores ou odores.

Completando este setor, segue abaixo um diagrama com as mudanças de estado físico entre os três estados mais conhecidos.


Para melhor fixar, tente determinar, com base na figura abaixo a classificação de cada uma das transformações presentes e enumeradas:


Essa aula ainda continua... aqui.








Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...