quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Morreu o Luiz Mendes

O comentarista da palavra fácil marcou, desde o final da minha infância e o início da minha adolescência, a minha vida no que diz respeito a futebol. Sujeito sereno e de opiniões imparciais, apesar de se dizer botafoguense e gremista. O cara acompanhou as copas de 1950 a 2010 e teve o desprazer, mas obrigação da profissão, de narrar a derrota para o Uruguai na copa de 1950.

Estou para encontrar alguém que saiba mais de futebol que este sujeito. Aprendi muito do que sei de futebol ao ouví-lo comentar o desempenho do Flamengo pela Rádio Globo ao lado do garotinho José Carlos Araújo.

Fica aqui uma frase dele: 'O tempo é o grande e eterno vencedor na luta contra o homem'.

Para saber mais detalhes, veja aqui.

Para ler suas opiniões a respeito de eventos observados por ele nesses últimos 61 anos, veja aqui.

Valeu seu Luiz, perdi um professor hoje.


Para encerrar, fica a descrição de como surgiu a palavra torcedor:

"Ninguém torce e distorce mais do que os torcedores. Esse nome foi criado pelo Coelho Neto porque os homens levavam para os estádios, especialmente nas Laranjeiras, uma espécie de palheta como chapéu e as moças iam com luvas. Com o calor, elas as tiravam. E no decorrer do jogo os homens torciam suas palhetas e as mulheres suas luvas. E o Coelho Neto aproveitou o 'gancho'."

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vladimir Herzog

Ontem completou-se 36 anos da morte de Vladimir Herzog, diretor de jornalismo da TV Cultura "convocado" pelo exército para prestar esclarecimentos sobre sua relação com o comunismo em solo brasileiro.

Herzog tornou-se um ícone da luta contra a ditadura militar. Atualmente representada por instituto.


Se hoje podemos falar mal de qualquer político que seja e até mesmo rir da cachaça presidencial, temos de agradecer e muito aos que perderam suas vidas lutando contra a ditadura militar.

Valeu Herzog, alguns de nós ainda não esqueceram.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RJ-SP

Mais uma rodada apresentou confronto pertinente ao torneio rio são paulo.  O Flamengo empatou por um a um com o Santos no Vazião.


Com isso o mengão assumiu a liderança tendo um jogo a mais que o Botafogo e cinco jogos a mais que o Vasco.
Aguardemos a sequência.






Outras postagens:

sábado, 22 de outubro de 2011

RJ-SP

Com a derrota do Botafogo para o Santos na Vila Belmiro a chances do Flamengo aumentaram.


Resta ao Botafogo engfrentar Vasco e Fluminense. Ao Flamengo, resta enfrentar Santos (amanhã dia 23/10) e Vasco. Aliás, resta ao Vasco enfrentar quase todos, exceto Corinthians.

A bagunça promete.





Outras postagens:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia 15

No último dia 15 foi o dia do professor.

Como tantos outros "dias" de algo, serve apenas para lembramos que ´tem muita coisa errada por aí e pouco fazemos para mudar o status quo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais uma do Brasileirão com cara de Rio-São Paulo

Atualizei a tabela com o único confronto entre cariocas e paulistas ocorrido na trigésima rodada:

Palmeiras 1 x 2 Fluminense

Agora a claficação é a seguinte:


Tabela após corrigido erro de posicionamento entre Vasco e Santos presente na última tabela. Com oito equipes em partidas de ida e volta, todos devem jogar 14 vezes. Como teremos clássicos estaduais na 38° e última rodada, já sabemos quando serão as últimas partidas de todos.

Como se pode notar, o Vasco tem a tabela mais ingrata de todas, restando entre suas oito partidas um total de seis contra rivais cariocas e paulistas, ou seja, só enfrentou o Corinthians neste segundo turno. Tem tudo para uma arrancada final e talvez "levantar a taça" deste Rio-São Paulo. Ou amargar "tropeços", quem sabe.

Abraço.










Outras postagens:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Campeonato Brasileiro?

Resolvi fazer um exercício por pura falta de serviço no momento.


Peguei os resultados dos confrontos entre paulistas e cariocas e montei a tabela que seria a de um torneio Rio-São paulo por pontos corridos em dois turnos, como é o campeonato brasileiro atual, mas com apenas oito clubes. Vejam a tabela do primeiro turno.




Chamam a atenção os desempenhos de Fluminense e São Paulo, o Santos até tem desculpa por conta de Libertadores e convocações para diferentes seleções brasileiras.




Como o campeonato ainda não acabou, ainda há uma discrepância entre a quantidade de partidas realizadas. Mas chama muito a atenção o número de adversários que restam ao Vasco e ao Corinthians. Um e seis, respectivamente.

Depois atualizo com o passar das rodadas e comento mais.










Outras postagens:

sábado, 1 de outubro de 2011

Sorria

Sabe aqueles dias quando vc se encontra muito cansado, tão cansado a ponto de levantar da poltrona para pegar o controle remoto ser um esforço hercúleo. Pois é, hoje é um deles para a minha pessoa. Com um agravante, apesar do cansaço, ainda me falta sono. Me sinto quase um zumbi.


Hoje é um bom dia para deixar o pensamento voar solto, ouvir um rock and roll... mas isso não vale pra mim, pois eu sempre ouço rock and roll, exceção feita para quando ouço Beethoven e cia.

Noite boa para não pensar em como as pessoas em geral são hipócritas, falsas e agem como se o certo fosse errado e vice e versa.

Noite boa para não pensar que as pessoas dispostas a me criticar por gostar de futebol e dedicar o meu tempo livre para assistir 22 marmanjos (11 deles de vermelho e preto, necessariamente) correndo atrás de uma bola, são as mesmas que vibram diante de uma vitrine com uma bolsa ou um par de óculos. E vibram ainda mais que eu com gols do meu Flamengo.

Noite boa para não pensar que um filho de umas putas (uma só é pouco) eleito pelo povo se diverte com um dinheiro que, em parte, eu suei para conquistar e entregá-lo ao Estado em suas três esferas: municipal, estadual e federal.

Noite boa para não pensar que mulheres bonitas e gostosas de lingerie obtém melhores resultados se comparadas a seus concorrentes, sejam homens ou mulheres feias, mesmo estes se esforçando mais.

Noite boa para não pensar que erroneamente beleza seja fundamental, apesar de concordar que um mínimo de atributos físicos seja absolutamente necessário.

Noite boa para não pensar que barangas e barangos são imunes a cold.

Noite boa para não pensar que vivo em um estado falsamente laico dominado em suas esferas jurídica, política e econômica por cristãos crentes de a terra ter seis mil anos de existência e de alguém observá-los a todo instante.

Noite boa para não pensar que dormirei numa cama muito confortável enquanto muitos outros por mim não observados dormirão no chão cobertos por jornal.

Noite boa para não pensar na frase de um aluno dizendo sofrer apenas em compaixão àqueles que ele vê sofrer.

Noite boa para não pensar que um vinte avos é bem diferente de vinte por cento.

Noite boa para não pensar que alguém morreu assassinado nos últimos minutos e seu algoz fez o sinal da cruz antes de abandonar o corpo sem vida da vítima.

Noite boa para não pensar que metade da população carcerária do estado de São Paulo deseja liberdade ao passo que a outra metade deseja libertadores.

Noite boa para não pensar que a escassez de um produto é o que o torna economicamente viável, impossibilitando assim sua aquisição por toda a população para satisfação e bem estar geral.

Noite boa para não pensar que a evolução é uma simples teoria e se encontra coberta de evidências ignoradas por pessoas de inteligência limitada.

Noite boa para não pensar que sou contra as drogas (exceto álcool etílico, por motivos óbvios) e não contra os usuários.

Noite boa para não pensar que ninguém é mais escravo em relação àquele que (falsamente) pensa ser livre.

Noite boa para não pensar que vivo em uma cidade onde músicas repetitivas sobre cotovelo quebrado são a regra e bandas com propostas diferentes não têm espaço.

Noite boa para não pensar que o incentivo ao esporte só chega depois dos resultados.

Noite boa para não pensar que ser honesto é uma falha quando mentir evita vários 'problemas'.

Noite boa para pensar que vivo num mundo excelente, cujos problemas são mínimos não interferem na minha vida e qualidade dela. A bem da verdade, tenho motivos de sobra para dormir bem e ter a certeza de que amanhã será melhor. E, caso amanhã não seja, a semana seguinte, ou o mês, ou o ano... afinal, não há motivos para não ser otimista.