terça-feira, 8 de maio de 2012

Funções orgânicas halogenadas: haletos orgânicos.

Haletos orgânicos são compostos formados formados por carbono, hidrogênio e um elemento halogênio: Flúor, Cloro, Bromo, Iodo ou Astato. Mas este último é raro e radioativo, sendo por isso, pouco lembrado em exercícios.

Imagine ter à sua disposição uma substância gasosa à temperatura ambiente, não inflamável e com grande capacidade refrigerante (de refrigerar). Foi isto o que os primeiros a sintetizar haletos orgânicos pensaram.

Freezers, refrigeradores, spray e qualquer outro objeto parecido foram fabricados por décadas utilizando este tipo de substância. Até perceberem que eles, os haletos, são os responsáveis pela destruição da camada de ozônio. A partir disso, seu uso se tornou restrito a outras aplicações.


A nomenclatura de um haleto orgânico não foge dos conceitos abordados para os hidrocarbonetos. Mas é necessário observar certos detalhes:

¬ o nome do halogênio aparece como ramo e obedece à ordem alfabética;

¬ o halogênio não tem prioridade sobre insaturações.

Veja os exemplos:





Da esquerda para a direita nós temos: clorometano, diclorometano, triclorometano e tetraclorometano. Mas também são chamados usualmente por cloreto de metila, dicloreto de metila, tricloreto de metila e tetracloreto de metila, respectivamente.


Caso seja necessário escolher uma extremidade de onde iniciar a contagem em uma cadeia saturada, prioridade para a menor numeração dos halogênios. Caso empatem, menor número para o que vem primeiro na ordem alfabética. Dessa forma, o exemplo acima fica 2-bromo-8-fluornonano.

Veja alguns compostos halogenados famosos:

¬ tiroxina:


¬ triiodotironina:


A triiodotironina e a tiroxina são hormônios produzidos pela tireóide.


A triiodotironina e a tiroxina agem de forma catabólica e anabólica, atuando em atividades normais do metabolismo, como crescimento e desenvolvimento, especialmente no sistema nervoso central, quando o corpo está na fase infantil.

¬ DDT


Também chamado de  diclorodifeniltricloroetano, era usado como inseticida.


Proibido por fazer muito mal à saúde humana e prejudicar a reprodução de diversas aves, pois os ovos ficam quebradiços.


É óbvio que os interessados negaram isto.


Graças a uma bióloga marinha e ecologista estadunidense chamada Rachel Carson, isto não passou batido. Ela estudou o efeito de pesticidas sintéticos sobre algumas espécies de seres vivos.

Rachel Carson

¬ p-DCB


Sigla de diclorobenzeno. É um desinfetante com odor semelhante ao da cânfora. É usado para remover mofo ou para amenizar o odor da urina em mictórios.


É isso aí povo, teve dúvida? Não entendeu alguma parte? Tem algum exercício que queira ajuda? O espaço de comentários está aí...

Um comentário:

  1. Great tips regrading terpene. You provided the best information which helps us a lot. Thanks for sharing the wonderful information.

    ResponderExcluir

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.