terça-feira, 8 de maio de 2012

Haletos Orgânicos: Definição e Nomenclatura...

Haletos orgânicos são compostos formados formados por carbono, hidrogênio e um elemento halogênio: Flúor, Cloro, Bromo, Iodo ou Astato. Mas este último é raro e radioativo, sendo por isso, pouco lembrado em exercícios.

Imagine ter à sua disposição uma substância gasosa à temperatura ambiente, não inflamável e com grande capacidade refrigerante (de refrigerar). Foi isto o que os primeiros a sintetizar haletos orgânicos pensaram.

Freezeres, refrigeradores, spray e qualquer outro objeto parecido foram fabricados por décadas utilizando este tipo de substância. Até perceberem serem eles, os haletos, os responsáveis pela destruição da  camada de ozônio. A partir disso, seu uso se tornou restrito a outras aplicações.


A nomenclatura de um haleto orgânico não foge dos conceitos abordados para os hidrocarbonetos. Mas é necessário observar certos detalhes:

¬ o nome do halogênio aparece como ramo e obedece à ordem alfabética;

¬ o halogênio não tem prioridade sobre insaturações.

Veja os exemplos:


É isso aí povo, teve dúvida? Não entendeu alguma parte? Tem algum exercício que queira ajuda? O espaço de comentários está aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...