terça-feira, 10 de julho de 2012

O novo mapa da Libertadores...


Atualizando informações presentes em postagens anteriores, como esta aqui, o novo mapa da libertadores começa por uma tabela atualizada.

SM = semi-finais
PT = participações totais
PdPC = participações depois do início do campeonato brasileiro de pontos corridos

Com a recente conquista corintiana, temos um total de nove clubes brasileiros campeões da libertadores. Todos eles pertencentes ao seleto grupo dos 12 maiores. Ainda sonham fazer parte dessa turma, torcedores de Fluminense (vice em 2008), Botafogo (semifinalista de 1963) e Atlético - MG, que nunca chegou às fases decisivas da competição.


Dos três que restam, o tricolor das Laranjeiras parece ser aquele que mudará de categoria em pouco tempo. Devido a frequentes participações, consistentes por sinal, bom elenco e afins.

Agora brasileiros somam 16 títulos contra 22 argentinos e 8 uruguaios. Os demais países somam 7. É a terceira conquista brasileira consecutiva. É apenas a segunda vez apenas que o Brasil tem a hegemonia continental por três anos consecutivos. Em 1997, 1998 e 1999, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras, respectivamente, realizaram juntos este feito.

A edição de 2012 foi o oitavo ano seguido com ao menos um clube brasileiro na final. A 18° final com um brasileiro ao menos desde 1992 e o 11° título. Ainda considerando a contagem a partir de 1992, todas as edições do torneio desde então contaram com ao menos um clube brasileiro nas semi-finais.

A libertadores está cada vez mais com cara de samba e menos de tango. Veja os diagramas:





Em 21 anos anos o retrospecto brasileiro é mais que o dobro dos primeiros 32 anos. Uma gritante diferença quanto ao nosso desempenho e a notável "saída" de cena dos uruguaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...