Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Nomenclatura de hidrocarbonetos normais, parte I.

Para melhor compreender as regras de nomenclatura dos compostos orgânicos, eles são distribuídos em categorias de acordo com suas composições e combinações entre seus respectivos elementos. Dessa forma, as regras serão informadas em ordem crescente de complexidade dos compostos.

A classe mais simples de compostos orgânicos é conhecida por hidrocarbonetos, tratados aqui por HC's. Encontrados principalmente no petróleo.


HC's são constituídos por carbono e hidrogênio, como o próprio nome sugere. Como podem ser de cadeia ramificada ou normal, começaremos pelos casos de cadeias normais. Também são, por definição, substâncias de cadeia homogênea. Desta forma, a classe dos HC's será subdividida, para melhor compreensão das regras, nos seguinte grupos:

Alcano: cadeia aberta e saturada.


Alceno ou alqueno: cadeia aberta e insaturada com ligação dupla entre átomos de carbono.


Alcino ou alquino: cadeia aberta e insaturada com ligação tripla entre átomos de carbono.


Cicloalcano ou cliclano: cadeia fechada e saturada.

Imagem retirada de "Mundo Educação - UOL" (link).

Cicleno ou cicloalceno: cadeia fechada e insaturada com uma ligação dupla entre átomos de carbono.


Ciclino ou cicloalcino: cadeia fechada e insaturada com uma ligação tripla entre átomos de carbono.


Alcadieno: cadeia aberta e insaturada com duas ligações duplas entre átomos de carbono.


Alcenino: cadeias abertas e insaturadas com duplas e triplas ligações.



Aromático: cadeia fechada com anel ou anéis benzênicos e seus semelhantes. Observa-se nelas as ligações duplas intercaladas com as ligações simples. Mas tome cuidado, nem toda estrutura de cadeia fechada com esta alternância entre ligações duplas e simples é aromático. Eles devem apresentar uma quantidade de (2n + 4) elétrons pi (𝜋) em suas estruturas, onde "n" é um natural diferente de zero. O benzeno possui seis elétrons 𝜋, o naftaleno possui dez e o antraceno quatorze. Seus valores de n são 1, 2 e 3, respectivamente. Apenas se lembre que, em cada ligação química do tipo covalente, dois elétrons são compartilhados.


Um exemplo de cadeia fechada com alternância entre ligações duplas e simples sem aromaticidade vem logo abaixo:


Note que o total de elétrons 𝜋 é igual a oito, pois são quatro ligações duplas. O valor de "n" que satisfaz a relação não é natural, logo ele não é aromático. Esta regra é conhecida por regra de Hückel.

Erich Hückel

As regras de nomenclatura continuarão neste link. Ficou alguma dúvida? Comenta aí, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.