segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sobre Lógica.

A lógica é um ramo do conhecimento aplicável a diversas áreas, desde a filosofia até a matemática. É parte do uso da lógica verificar se determinada afirmação é concordante ou não de um determinado conjunto de informações.

A área ou disciplina na qual a lógica se aplica é a que determina quais são as "regras" para se determinar a veracidade ou não de uma afirmação. Não entendeu? Veja a imagem abaixo:


Considerando os oito polígonos e a maneira como estão dispostos, qual será o o polígono faltando?




A resposta é E.

O motivo é o seguinte:

Analisando cada coluna, da esquerda para a direita e de cima para baixo, temos polígonos de 3, 4 e 5 lados; 4, 6 e 7 lados; 4, ? e 6 lados. Necessariamente, para completar, precisamos de um pentágono preenchido por cinza escuro.

Em caso de analisarmos as linhas, da esquerda para a direita e de cima para baixo, temos polígonos de 3, 5 e 4 lados; 4, 6 e ? lados; 5, 7 e 6 lados. Por  questão de lógica

Há certos casos nos quais a lógica é utilizada de maneira equivocada e leva a conclusões igualmente errôneas. Aí temos uma falácia, muito bem exemplificada na piada sobre portugueses do seguinte link.

Essa outra imagem também é boa para se usar de lógica...


Essa eu não darei a resposta até a próxima postagem...

Boa lógica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...