segunda-feira, 4 de junho de 2012

Leis de Newton: A Segunda Lei.

Está aí a relação matemática que considero a mais traiçoeira entre todas as estudadas a nível de ensino médio. A segunda lei de Newton diz respeito sobre a proporção entre uma força resultante e a aceleração por ela produzida no corpo. Em módulo:

FR = ma

Em termos vetoriais, dizemos que o vetor força resultante é de mesma direção e sentido que o vetor aceleração por ele produzido. E como isto pode enganar alguém? Se basta ter dois deles para efetuar a operação matemática e então achar o terceiro...

Aí é que está, existem casos e casos os mais variados possíveis nos quais a força resultante sobre um corpo ou um conjunto de corpos será diferente em cada um deles. Fazendo com que a segunda lei se desdobre em inúmeras outras relações matemáticas.


Para o mais simples dos casos temos a seguinte figura:


Analisando a imagem acima aos olhos da segunda lei temos que:

¬ quanto maior for a massa do corpo, para um força resultante  de módulo constante, menor será o módulo da aceleração, pois massa e aceleração são inversamente proporcionais;

Exemplo: se empurramos horizontalmente para a direita com um força de 50 N dois corpos A e B de massas 5 Kg e 10 Kg as acelerações por eles adquiridas serão 10 m/s² e 5 m/s², , respectivamente.

¬ quanto maior for o módulo a força resultante sofrida, para corpos de massas iguais, maior será o módulo da aceleração adquirida, pois aceleração e força são diretamente proporcionais.

Exemplo: se empurrarmos, horizontalmente para a direita, um mesmo corpo de massa 5 Kg, com forças de módulos 10 N e 5 N, as acelerações adquiridas serão, respectivamente, iguais a 2 m/s² e 1 m/s².

Posteriormente falarei da Terceira Lei de Newton e apresentarei forças comumente encontradas em situações de exercícios. Se não leu meu texto sobre a Primeira Lei de Newton, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...