sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vesta, um asteroide?

Segundo divulgação do site inovação tecnológica, uma sonda enviada a Vesta para estudar o asteroide revelou ser este também um proto-planeta. Um astro que, na formação do sistema solar, adquiriu características de planeta em estágio de formação.

E quais seriam elas? Núcleo, manto e crosta. Como os planetas rochosos, Vesta, apesar de seu reduzido tamanho (110 Km de raio), possui um núcleo de ferro como a Terra ou Marte.



Na reportagem, é informado que Vesta é o segundo maior asteroide do sistema solar. E quem seria o primeiro? Bom, a resposta a esta pergunta mudou um tanto nos últimos dez anos. Não tanto por novas descobertas, mas pela necessidade dos astrônomos em classificar os corpos celestes.

Com a reclassificação de alguns corpos e a criação do grupo dos Planetas Anões, formado até o momento por Plutão, Éris e Ceres (457 Km de raio). Objetos de tamanho semelhante a Ceres tendem a, num futuro próximo, entrarem nesse grupo.


O asteroide de maior tamanho que restou foi Pallas, com 261 Km de raio, duas vezes e meia o raio de Vesta. Para se ter uma comparação, vejam:


Para mais informações, sugiro visitarem os link de:

¬ Asteroides: Mundos Pequenos do www.zenite.nu;

¬ Sistema Solar do Denise's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.