sexta-feira, 20 de abril de 2012

Outra da Homeopatia.

A meses atrás me tornei assinante da revista Scientific American Brasil, cuja linha editorial é a divulgação científica. Seja de ciência feita dentro do país ou fora dele...


Na edição de março, ao folhear meu exemplar, deparo-me com uma nota de página pertencente à área de saúde intitulada "A Eficiência Questionada da Homeopatia". Pensei comigo mesmo, alguém tentando mostrar que a homeopatia funciona.

Nada disso, um texto sem pé nem cabeça, carente de fundamentos e com afirmações estapafúrdias aos montes. Para minha vergonha a  autora do texto, bióloga pós-graduada em educação ambiental, ainda cita a UFV, onde estudei, como referência na área. Tenso.

Mas não é exatamente sobre o texto que desejo falar neste tópico. Mais detalhes sobre ele você encontra aqui. Meu foco é apenas um esclarecimento da autora, observe:

"a homeopatia não se relaciona com a química, mas com a física quântica, pois trabalha com energia, não com elementos químicos que podem ser qualificados e quantificados"


Sinceramente, não há perdão o suficiente para um pós-graduado, de exatas ou não, após escrever algo tão lastimável. A partir de agora a química não trabalha mais com energia, então trabalha com o quê?

Mas eu entendo essa situação, como os questionamentos com base em conceitos químicos se tornaram insustentáveis (veja aqui), já era de se esperar que as desculpas esfarrapadas pulassem para outro campo do conhecimento humano. Mas apelar para física quântica é tenso!

Como a autora apenas esclarece isso, não demonstra as bases de  qualquer raciocínio e nem apresenta evidências que corroborem suas afirmações, fica o dito pelo não dito.


Mas a doideira não acaba aqui, digitei no google as palavras "homeopatia", "física" e "quântica", nesta mesma sequência. O primeiro blog a aparecer foi o deste link. Confesso que parei de ler no parágrafo que citarei abaixo:

"Partimos do princípio de que todo corpo no Universo é imantando (envolto) de partículas eletronicamente positivas e negativas que gera um Campo Vibracional, o que a Homeopatia faz é captar este Campo Vibracional e armazenar dentro da água, quanto mais dinamizado (diluído) maior a concentração do campo Vibracional armazenado."

É tanta bizarrice que nem sei por onde começar: corpos imantados, partículas eletrônicas gerando campo vibracional, homeopatia captando campos vibracionais e armazenando-os dentro da água e o pior, quanto mais diluído algo está, mais concentrado. Realmente, não faz sentido, porque não existe!

Ah esqueci de falar sobre o vídeo lá apresentado e dividido em doze partes: o "Quem somos nós?" ou QSN, uma hemorragia sem fim de deturpações de conceitos físicos em nome da sustentação do absurdo, a plausibilidade da homeopatia.

Vejam e analisem, você rirão e muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...