sexta-feira, 16 de março de 2012

Sobre Livre Arbítrio.

A discussão é em função da seguinte imagem:


Minha tese é a seguinte:

Se isto é verdade, então você não tem livre arbítrio.

Eis que recebo como resposta:

"Ele tem siim..ele escolhe que caminho seguir, se for um caminho de mal Deus não o impedirá..mas também não impedirá que as consequencias acontecam ! a escolha é sua..isso é livre arbítrio."

Minha réplica:

Entenda o seguinte: quando se diz que NADA acontece sem a permissão de uma entidade divina, automaticamente você diz que QUALQUER fenômeno/evento no universo acontece somente porque tal entidade permite acontecer, isso é controle, é manipulação, não há liberdade nisso. E no meio do "qualquer" estão as suas "escolhas", que não fogem à regra exposta na imagem.

Uma analogia muito simples:

Uma criança com a mãe na loja de brinquedos. Mãe, posso escolher qualquer brinquedo? Pode sim, filho. Quero este. Ah, filho, você já tem um parecido, diz a mãe olhando o preço. Ah, esse aqui então. Esse aí você já está meio grandinho pra ele. E o processo se repete até que a criança escolha um que a mãe possa pagar.

Como a criança não compreende os motivos da mãe e não percebe a manipulação, acreditou que teve liberdade de escolha, mas sabemos que isso não é verdade.

O mesmo vale para a nossa realidade, não é compatível um deus onipotente (que tudo pode) com livre arbítrio, pois as nossas "escolhas" são fruto do poder dele sobre nós. Como até hoje ninguém mostrou e provou a interferência de divindade alguma nos fenômenos da natureza, eu fico com o livre arbítrio e deixo deus para quem ainda acredita em mitos da idade do bronze.

Depois disso não houve resposta, analisem e comentem.







Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...