sexta-feira, 30 de março de 2012

Nomenclatura de Compostos Orgânicos IV.

Os Hidrocarbonetos aromáticos são aqueles que, em sua maioria, apresentam estrutura semelhante à do benzeno.


É comum aos aromáticos apresentarem uma baixa proporção de hidrogênios em relação ao número de carbonos e estes formarem duas ligações simples e uma dupla.

A alternância entre duplas e simples ligações dentro ciclo leva a características de aromático. Sendo assim, todo composto que apresenta um ou mais núcleos como o da figura acima é classificado como tal.

Como benzeno também apresenta ressonância em sua estrutura e as duplas "trocam" de lugar com as simples, temos uma situação como a seguinte:


Por causa disso, é comum encontra-lo representado assim:


Alguns se perguntam, porque Benzeno? Sobre as origens dele, veja aqui. Mas hoje usamos tal nome por ser mais simples que o oficial da IUPAC, que seria cicloexa-1,3,5-trieno. Como ele serve de referência para o nome de tantos outros, ficou benzeno mesmo.

Outros aromáticos são obtidos representando duas ou mais estruturas do benzeno.

Sejam unidas diretamente (condensadas)...



ou separadas por ligações químicas...


A título de curiosidade, vejam as estruturas 3D de alguns dos compostos acima mencionados. Você consegue reconhecê-los?



Com isso encerramos a nomenclatura de HC's de cadeias normais. A seguir veremos como denominar ramos e cadeias ramificadas.







Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...