terça-feira, 13 de março de 2012

Nomenclatura de Compostos Orgânicos III.

Após aprendermos a nomenclatura de alguns hidrocarbonetos, os alcanos (saturados), os alcenos e alcinos (insaturados), veremos em sequência a nomenclatura de parte dos HC's de cadeia cíclica e dos poli-insaturados.

Cadeias Cíclicas

Os HC's de cadeia cíclica (ou fechada), chamados de ciclanos ou cicloalcanos se tiverem a cadeia saturada, apresentam um nomenclatura absurdamente boba, desde que se conheça a nomenclatura dos alcanos respectivos.


Como já sabemos, de 3 até 7, os nomes dos alcanos são, propano, butano, pentano, hexano e heptano.


Os equivalente dos alcanos com cadeia cíclica recebem o termo "ciclo" antes da parte que determina a quantidade de carbonos na cadeia. Dessa forma, de 3 até 7, temo ciclopropano, ciclobutano, ciclopentano, cicloexano (ou ciclo-hexano) e cicloeptano (ou ciclo-heptano).

Cadeias Poli-insaturadas

São cadeias, abertas ou fechadas, que possuem duas ou mais insaturações. Classificadas da seguinte forma:

a) alcadienos: duas duplas;
b) alcatrienos: três duplas;
c) alcadiinos: duas triplas;
d) alcatriinos: três triplas.

A regra de nomenclatura delas consiste em determinar as posições das insaturações, como nos alcenos e alcinos, além de especificar no nome quantas insaturações existem do tipo. Vejam:

De 1 até 4, os nomes são propadieno, buta-1,3-dieno, buta-1,2-dieno e butadiino.

É importante notar o acréscimo do "a" entre o "prop" e o "dieno" ou entre o "but" e o "diino", assim como nos demais. Sempre que o termo após o número começar por consoante, o termo antes do número será completado de uma vogal ("a" ou "o"), como nos exemplos.

O objetivo é não "bater" consoante com consoante, apenas isso. 

Outro detalhe que não deve passar batido é a ausência de números naqueles onde não há a possibilidade posicionarmos as insaturações em outros lugares, sendo únicos, portanto.

Encerraremos a nomenclatura de HC's nos próximos textos com a nomenclaturas de aromáticos e dos ramificados.









Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...