segunda-feira, 19 de março de 2012

Métodos de Separação de Misturas II

No que diz respeito a processos físicos de separação de misturas, quatro deles são os mais mencionados e lembrados em exercícios de vestibular: filtração, decantação e destilações simples e fracionada. A abordagem sobre tais métodos se encontra aqui.

A porção restante dos métodos será apresentada de acordo com a classificação da mistura e seu (s) respectivo (s) estado (s) físico (s).

Misturas Heterogêneas:

¬ de sólido com sólido:

a) Catação: uso das mãos diretamente ou de ferramentas como pinças  para separar objetos. Ex: arroz e impurezas, feijão e impurezas, material destinado a reciclagem.


b) Aeração: jato ou corrente de ar arrastando partículas leves. Ex: fuligem resultante de combustão não ideal.


c) Peneiração ou Tamisação: usada para separar partículas de tamanho inferior ou igual a um específico. Ex: em construção civil, a areia fina, após separada do cascalho, é obtida com o uso de uma peneira.


d) Levigação: semelhante à aeração, mas a correnteza é de líquido, na maioria dos casos a água. Ex: areia e ouro.


e) Fusão fracionada: método empregado quando se deseja separar substâncias com diferentes temperaturas de fusão e que não constituem uma mistura eutética. Ex: liga de cobre (1083 °C) e níquel (1453 °C).


f) Sublimação fracionada: separa sólidos que sublimam dos que fundem à pressão atmosférica. Ex: sal e iodo.


g) Flotação: quando um líquido separa sólidos de densidades superior e inferior, ou seja, um afunda e ou boia. Ex: serragem e areia ou tratamento de esgoto.

A serragem acima (boiando) e a areia abaixo (corpo de fundo). Imagem retirada deste link.

Misturas Homogêneas:

¬ de gás com gás:

a) Liquefação: aumento de pressão e diminuição de misturas gasosas até que um dos gases condense. Neste método, a substância menos volátil, ao contrário da destilação fracionada, separa primeiro da mistura. Ex: ar, constituído de nitrogênio (-195,8 °C) e oxigênio (-183,0 °C) ou GLP, gás liquefeito de petróleo.


b) Adsorção: retenção de partículas gasosas (ou até mesmo sólidas dissolvidas em líquidos) na superfície de carvão ativo. Ex: gás venenoso e ar separados por máscaras; mal cheiro de geladeira eliminado por um pedaço de carvão ou vela de filtro.


Como ele separa? Assim:


Olha a vela de filtro por dentro:


Com isso encerramos mais uma parte. Fique atento às propriedades do sistema e seu estado físicos para determinar o processo correto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...