sexta-feira, 9 de março de 2012

Estudo das Soluções I

As soluções são misturas homogêneas constituídas de duas ou mais substâncias: o soluto e o solvente.

Soluto é a substância dispersa (distribuída) dentro de outra, chamada de solvente. Por isso, as soluções são divididas em três grupos de categorias:


1) Quanto ao estado físico: sólidas, líquidas e gasosas.

Solução sólida: liga metálica usada em moedas.

Solução líquida: água e um corante, como em um refrigerante.

Solução gasosa: o ar que respiramos.

2) Quanto ao soluto e sua sua natureza: moleculares e iônicas.

Soluções molecular (esquerda) e iônica (direita).

A molecular não é capaz de conduzir eletricidade pelo fato de seu soluto não sofrer ionização, ou seja, nuas partículas não se separam em cátions e ânions. A iônica é assim chamada justamente por seu soluto se fragmentar em íons.

3) Quanto à solubilidade do soluto: insaturada, saturada e supersaturada.

Soluções insaturada, saturada e supersaturada.

Quando adicionamos uma determinada quantidade de soluto a uma solução formada por ele e um solvente qualquer, cuja concentração seja desconhecida, encontramos três resultados possíveis:

a) A massa adicionada é solubilizada por completo. Isto significa que a solução era insaturada, ou seja, o solvente nela presente permitia solubilizar mais soluto.

b) Uma massa igual ou menor que a adicionada se deposita no fundo do recipiente. Isto significa que a solução era saturada ou atingiu a saturação no processo, ou seja, o solvente atingiu sua capacidade de solubilizar partículas do soluto e o excesso formou um precipitado, também chamado de corpo de fundo.

c) Uma massa superior que a adicionada depositou-se no fundo do recipiente. Isto significa que a solução era saturada, ou seja, por algum motivo o solvente solubilizara mais soluto que sua capacidade permite, quando perturbado o excedente e o adicionado formaram corpo de fundo.

Classificar corretamente uma solução é o primeiro passo para compreendê-la corretamente e aplicar a matemática presente em seu estudo. Principalmente no que diz respeito à solubilidade e à concentração, objetos de estudo dos textos seguintes.







Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.