terça-feira, 13 de março de 2012

Estudo das misturas II.

Já vimos (link) que mistura é um sistema constituído de duas ou mais substâncias, verificamos também como as temperaturas de fusão e ebulição (obtidas a partir de curvas de aquecimento) são utilizadas para classificá-las em comum, eutética e azeotrópica.

A questão relevante a se tratar agora é a forma como classificamos as misturas quanto a suas quantidades de componentes (substâncias) e de fases. Independente de serem misturas eutéticas, azotrópicas ou ordinárias.

Sendo assim, inseriremos o conceito de mistura e o de fase dentro de um conceito mais abrangente: o de sistema, atrelado a ele virão os demais em uma espécie de efeito cascata. Veja só:

Um sistema pode ser uma substância pura ou uma mistura. Os dois ao mesmo tempo não pode ser.

Seja mistura ou substância pura, podemos classificá-los quanto à quantidade de fases: homogêneo ou heterogêneo.

Homogêneo é o sistema que apresenta um única fase.

Heterogêneo é o sistema que apresenta duas ou mais fases.

E o que é fase?

Este é o ponto. Fase é uma parte do sistema, uma região. Que pode ser visível ou não a olho nu. Mas é algo que em toda a sua extensão terá as propriedades intensivas constantes.

Você deve estar pensando: "mais propriedades" e "justamente de uma categoria nova". Fica de boa, propriedades intensivas são como as propriedades específicas do tipo físicas. Não dependem do tamanho do sistema (ou da fase) dependem apenas da substância, do estado físico dela, da temperatura ou da composição das substâncias que constituem o sistema (ou fase).

Vamos de exemplo: a mistura constituída por 96% de álcool e 4 % de água tem densidade diferente da mistura constituída por 50% de álcool e 50% de água. Isto se deve ao fato de água e álcool serem substâncias diferentes e as composições dos dois sistemas serem diferentes.

Outro exemplo: chamamos de gelo a substância água no estado sólido e de água mesmo a própria no estado líquido. Se eu estudar um sistema ao nível do mar e sob temperatura de 0 °C, verei a água e o gelo quietinhos de boa. Sem um congelar ou o outro derreter. Serão duas fases para a mesma substância, sacou?


O gelo (água sólida) possui menor densidade que sua versão líquida. Por isso flutua sobre ela.

Conclusão: trata-se "apenas" de observar alguns sistemas e classificá-los. Não vou esconder, muito desta observação depende do seu conhecimento de vida. Quanto mais conheceres sistemas diferentes, mais fácil será. Abaixo segue um diagrama que resume toda esta conversa.


Agora vamos a alguns exemplos de sistemas:

Água, areia e serragem.



Mistura heterogênea constituída de três fases, sendo duas delas sólidas e um líquida, à temperatura ambiente, facilmente diferenciadas por suas respectivas densidades. Esta mistura possui três componentes se assumirmos que a serragem é uma substância apenas.

Água e óleo.


Mistura heterogênea constituída de duas fases líquidas, sendo a água mais densa que o óleo. Assim como no exemplo acima, as cores facilitam a distinção entre os componentes, que são apenas dois.

Álcool Hidratado (água e álcool).


Mistura homogênea de dois líquidos e dois componentes. Aqui as densidades não são relevantes para efeito de observação, pois os líquidos são miscíveis, ou seja, forma uma mistura homogênea.

Reforçando dois fatores:

a) uma substância pura não implica necessariamente em uma mistura homogênea. As classificações homogênea e heterogênea para um sistema, seja ele mistura ou não, são dependentes da quantidade de fases que o mesmo possui.

b) um sistema pode apresentar mais fases que componentes ou o contrário, não há impedimento algum.

Ainda restam alguns detalhes a se falar sobre as misturas. Eles serão abordados no tópico seguinte.

Esta postagem te ajudou? Você acha que faltou alguma coisa? Comenta aí. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.