segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudo das Misturas I

No texto anterior, aprendemos, entre outras coisas, como as propriedades Temperatura de Ebulição e Temperatura de Fusão são utilizadas para determinar se uma amostra qualquer é uma mistura ou uma substância pura.

Nosso objeto de estudo no presente momento será a definição e a classificação das misturas. Dizemos que uma mistura é um sistema constituído de duas ou mais substâncias, apresentando ou não, propriedades semelhantes ou intermediárias às das substâncias em separado.

Sabemos, mediante a análise da curva de aquecimento, que uma mistura ordinária apresenta variação de temperatura durante sua mudança de estado físico.

Misturas Eutéticas apresentam tal variação apenas na ebulição e Misturas Azeotrópicas apenas na fusão, formando os seguintes gráficos:


Um exemplo de mistura eutética é a liga metálica de estanho e chumbo, utilizada em soldas de componentes eletrônicos.


Um exemplo de mistura azeotrópica (ou azeótropo) é a combinação de 96% de álcool etílico e 4% de  água. Azeótropos não são separados por destilação fracionada.

Vejam imagens de exemplos a seguir:

Bronze (Estanho e Cobre)

Estanho e Chumbo

Álcool 96%

A seguir veremos outro conceitos associados às misturas.







Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...