segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudo das misturas I.

No texto anterior (link) aprendemos, entre outras coisas, como as propriedades Temperatura de Ebulição e Temperatura de Fusão são utilizadas para determinar se uma amostra (ou sistema) qualquer é uma mistura ou uma substância pura.

Lembrando algo comentado anteriormente, dizemos que uma mistura é um sistema constituído de duas ou mais substâncias. Uma consequência disso é que, em alguns casos, as misturas apresentam propriedades semelhantes às das substâncias que as constituem.

Comentamos também que, ao estudar a curva de aquecimento de uma mistura ordinária, nota-se claramente a variação de temperatura durante suas mudanças de estados físicos.

Eis que surgem as misturas eutéticas e as misturas azeotrópicas.

As misturas eutéticas apresentam variação de temperatura apenas na ebulição e mantém a temperatura constante durante a fusão. Exemplo delas são ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) as formadas por Es-Pb (estanho e chumbo), utilizada em soldas de componentes eletrônicos. Quando aquecidas formam gráficos como o que segue abaixo:




A liga de estanho e chumbo é tão fácil de manipular que se apresenta sob a seguinte forma:


Enrolada como se fosse um fio dental. É o mesmo princípio.


As misturas azeotrópicas, também chamadas de azeótropos, apresentam variação de temperatura apenas na fusão e mantém a temperatura constante durante a ebulição. Exemplo deste tipo de mistura é a combinação de 96% de álcool etílico e 4% de água.



Misturas azeotrópicas não são separadas por destilação fracionada (link), um tipo de processo de separação de misturas.


Álcool 96%, encontrado em supermercados até a primeira década deste século.

Uma vez que conhecemos os tipos de misturas por seus nomes, estudaremos na próxima parte conceitos relacionados a elas ou a qualquer sistema. Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.