quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aulas de hoje.

Povo,

As aulas de hoje abordaram principalmente sobre três temas:

a) classificar carbonos;
b) fórmulas de linha;
c) classificar cadeias carbônicas.

Fiquem atentos ao número de átomos de carbono ligados entre si, pois este é o único parâmetro para determinar se um carbono é primário (um), secundário (dois), terciário (três) ou quaternário (quatro).


Nas figuras temos um composto orgânico representado por sua fórmula de linha (acima) e o mesmo com os carbonos representados por números (abaixo) que indicam suas respectivas classificações. Temos, ao todo, cinco primários, dois secundários, um terciário e um quaternário.

Sobre a fórmula de linha é preciso ressaltar que cada extremidade ou vértice representa um átomo de carbono, sendo os de hidrogênio ligados a eles ignorados. Mas cuidado quando representamos outros elementos na estrutura, pois a extremidade que termina em símbolo de outros elementos não significa carbono. Veja abaixo.


A estrutura da esquerda tem cinco carbonos e fórmula C5H12 enquanto que a da direita tem quatro carbonos e fórmula C4H10O. As extremidades próximas da letra O não são carbonos.

Exercício:

Estabeleça a formula estrutural condensada para a fórmula de linha abaixo e classifique os carbonos da cadeia.


Para encerrar, temos que observar e distinguir os detalhes das cadeias formadas pelos átomos de carbono. Como já observado em sala, ela são divididas em quatro pares de categorias:

  1. aberta ou fechada;
  2. normal ou ramificada;
  3. saturada ou insaturada;
  4. homogênea ou heterogênea.

Todos os pares são independentes entre si, ou seja, uma classificação não influencia nas demais.

Segue aqui um exercício:

Classifique cada uma das cadeias abaixo representadas de acordo com todas as categoria apresentadas.



Até a próxima aula.





Outras postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...