quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diálogo sobre o direito de se manifestar sobre Religião.

O que seguirá abaixo é um diálogo por mim editado a partir de uma bagunça q teve no facebook. Para aqueles que suspeitarem da minha edição, basta clicar aqui, ou aqui.

Pessoa: E vocês vão discutir o que nesse encontro?Deus?rs

Eu: Preconceito da parte dos teístas, influência dos cristãos e evangélicos na política e legislação brasileiras, métodos de abordagem e esclarecimento da população sobre o q é ser ateu... e a lista segue... Pessoa, respondi sua pergunta?

Pessoa:  Patético :D. Cara,para mim vocês estão paranóicos.O Brasil nem de longe é um país fortemente influenciado pelos cristão,na verdade poucos ligam para religião hoje em dia.O que predomina na cabeça da população nos dias atuais é a idéia de um Deus individual.Existem tantas coisas mais importantes a serem debatidas nesse país para vocês se preocuparem.

Eu: Ah, também discutirão a falta de respeito da parte de pessoa com deficiência mental como a sua...



Pessoa: HAHA.Deficiência mental é organizar uma manifestação sobre ateísmo quando o restante do Brasil esta passando por graves problemas de violação dos direiros humanos do cidadão brasileiro.


Eu:Sim, entre esses direitos o de ter ou não religião...



Pessoa: E quantas vezes você já foi repreendido por ser atéu?Porque eu pelo ao menos nunca soube de caso algum referente a isso.Paranóia coletiva define tudo isso.


Eu: Já ouviu falar em discriminação? Isso já me custou emprego... vc chama de paranoia coletiva pq não é discriminado... Cara, se não é fortemente influenciado por cristãos, então pq temos leis proibindo o aborto? Pq temos leis proibindo pesquisas om células-troco (obtidas a partir de embriões)? Pq a igreja católica se manifesta publicamente contra o uso de preservativos? Isso só pra começar... Vc mostra não fazer ideia do país em q vive...


Pessoa: Porque são vidas em jogo e não bonecos.Só por isso :D


Eu: Então vamos discutir isso (aborto e células-tronco) com base em questões científicas e filosóficas. E não com base em um livro da idade do bronze q estimula, prega e ensina atrocidades como a escravidão. É, estou falando da bíblia.... Aliás, discutir células-troco envolve vidas mesmo... 



Pessoa: Boa manifestação para vocês.Deus abençoa tudo,até mesmo a falta de senso :D 


Eu: Pessoa, a única falta de senso até o momento é a sua. Vc apareceu com várias afirmações sem fundamento e eu não só discordei, como mostrei em q pontos vc está errado. Ainda assim vc não admite seu erro, não se retrata e ainda chama uma reunião de uma fração da população (com o intuito de discutir assuntos já apresentados a vc e q são pertinentes) de falta de senso. Se vc não consegue dialogar, é problema seu. Se vc não gosta é problema seu. Agora, se vc não respeita e manifesta sua falta de respeito, o problema é meu e de muito ateus. Aí, mais uma justificativa para nos reunirmos: discutir a postura de pessoas como vc nas redes sociais, e elaborar uma forma de coibir e reverter tal comportamento em favor da parte discriminada.


Pessoa:  Fundamentar minha opinião?Ok,eu posso fazer isso...


Eu queria entender como vocês podem afirmar que o Brasil é um país de consciência cristã,quando a musica popular brasileira é o funk,quando politicos roubam rios de dinheiro todos os dias,quando a união gay civil foi aprovada ou quando vemos todos os dias o tráfico se disseminar cada vez mais pelo país.Em momento algum eu exigi,pedi ou impus a minha opinião á vocês e pouco me importa o que venham a pensar sobre mim até porque nenhum de vocês sequer já falou comigo.A verdade é que eu não sou atéu e também não sou cristão,só penso que existem coisas mais importantes a serem debatidas em nosso país,os atéus tendem a sempre querer gritar para o mundo o que pensam sobre Deus e se esquecem que a todo momento podem ser julgados pelo que dizem e isso acontece com todo mundo.O problema não são os cristões,atéus,espiritas ou qualquer outra doutrina que exista nesse país,o problema nào é o que foi ou não autorizado pelas autoridades;o problema se enontra no acomodamento das pessoas que aqui vivem.Para mim,patético não é ser atéu e sim brigar por causas que não são relevantes para o nosso país no momento.O facebook é uma rede social,e em redes sociais se discutem opiniões.Bem,essa é a minha opinião,julguem da maneira que quiserem,eu não me importo.Se desrrespeitem alguém aqui,me desculpem,não foi a minha intenção.


Eu: Finalmente vc escreveu algo razoável com o qual se possa conversar. Concordo em parte com vc quando vc alerta para esta lista de problemas. Funk não é problema, é poluição sonora.... Corrupção sim é problema. Agora, o q vc esquece de observar é q a religião está no cerne de vários problemas da nossa sociedade. Já ouviu falar em "bancada evangélica" no senado ou congresso? Já percebeu o quanto ainda ocorre discriminação por etnia (não raça, q é para cães), credo, opção sexual e até mesmo classe social? Já notou q se os teístas não consumissem drogas (apenas obedecendo sua religião) restaria apenas 1% da população (os ateístas) para consumi-las? Sobre gritar deus, eu te digo o seguinte: imagine um homossexual q todo dias recebe a visita de alguém pregando o quanto é bom ser hetero. Pois é, bem vindo ao mundo dos ateus brasileiros. Tudo isso é importante, como pessoas morrendo de fome e o povo parado rezando ao invés de excutar uma ação q ajude a resolver o problema. A falta de educação formal é problema, assim como a tentativa de ensinar o criacionismo nas escolas como se fosse um teoria (teorias são suportadas por evidências). De tudo isso, o q vejo como forma de resolver, é um ataque em várias frentes, inclusive concientizar a população de q a religião dela não ajuda tanto qanto ela pensa... e sim q atrapalha... pelo q foi dito acima... De qualquer maneira, se vc reconhece q se expressou mal, não há q se desculpar, o reconhecimento já conta. Mas lembre, a forma como vc se manifetou no início foi muito desrespeitosa... abraço


FIM




O que se observa com essa tentativa de diálogo é que a parte questionada depois de muito custo se manifestou de forma cordial e respeitosa. Mas o problema é justamente no fato de muitas pessoas não apelarem à razão e conversarem como gente civilizada. Observo à exaustão pessoas sem esta capacidade, ignorando o que lhes é dito e digitando mais e mais asneiras em seguida. Bom, fica a lição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...