segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Homeopatia

Se você ainda não sabe o que é homeopatia, clique aqui. Favor ler com atenção o segundo parágrafo, é um bom começo para se ter ideia a respeito desse tema.

Considero a homeopatia, assim como o vegetarianismo, um dos maiores males da sociedade atual causados pela falta de informação. Em meu ponto de vista, é quase um crime um médico recomendar remédios homeopáticos, assim como o papa bento sei lá das quantas incentivar seus fiéis em um país africano (cuja população se encontra no nível de 40 % de infectados por HIV) a não utilizarem preservativos.

E quais motivos alego para ter esta opinião? Simples. A homeopatia não tem efeito comprovado. Estatisticamente, um remédio homeopático não resulta melhor que um placebo. Ou seja, se a pessoa ingerisse farinha no lugar de um remédio homeopático, melhoraria tanto quanto na mesma fração dos casos.

E mesmo assim, pessoas e mais pessoas abrem mão da medicina e tratamento convencioais (alopáticos) para se tratar de forma bizarra. Pensar assim em uma época na qual a química e a medicina ainda não estavam bem fundamentadas, seria aceitável. Mas não hoje. Não com o tanto de pessoal, dinheiro e conhecimento investidos na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Se não em sua totalidade, ao menos em uma parte dela.

Todo remédio homeopático deveria trazer o seguinte aviso:




E nada além disso. Pois nada há se não água.

Se é assim, então como eles enganam tão bem? Uma conversa fiada como a desse link. Tirando a organização do texto mais parecendo tradução direto do google, uma lorota sobre limpar organismo com sua própria energia e esquizofrenices mais e pronto. Está feito o pacto da ignorância com a mediocridade intelectual.

Qual especificamente é esta forma de energia? Como é o procedimento a nível celular e molecular? Nem sonhe em descobrir, pois nem mesmo eles sabem. Aliás, ninguém sabe. Esta é a questão: não há evidências de que aconteça.

Outro dia me falaram que se não fosse verdade, homeopatia não seria disciplina na UFV. Infelizmente, para algo se tornar uma disciplina na UFV, não precisa ser necessariamente uma ciência ou um ramo dela. Basta um professor com influência e muitos alunos dispostos a acreditar em sua conversa.

Para saber mais e entender como funciona a conversa fiada da homeopatia, veja aqui.

Passar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...